Aplicação de conceitos de lean e seis sigma na preparação do processo de desenvolvimento de uma nova plataforma de produtos para o mercado global agrícola.
Não Disponível
A competitividade existente na indústria de máquinas agrícolas é semelhante à da existente na indústria automotiva, onde o lançamento de novos produtos é essencial para manter a permanência da empresa no mercado. Desta maneira, do ponto de vista do fabricante de sistemas, os projetos de lançamentos de novos produtos devem assegurar que o prazo, a previsão de custos e a qualidade do novo produto sejam coerentes com o cronograma e requisitos das montadoras.
Desta maneira, este trabalho busca soluções nos conceitos de lean e seis sigma para garantir que o fluxo de projeto na empresa estudada seja conduzido e controlado com o mínimo de variações possíveis quando comparados, os objetivos
previstos, dos objetivos reais alcançados pelo projeto. Para tanto, foram levantados problemas ocorridos em projetos anteriores, os quais utilizaram o fluxo existente e, como o novo fluxo resolveu tais fraquezas.
Com a implementação de um projeto piloto, seguindo o fluxo proposto, constatou-se que o sucesso do projeto de uma família de produtos depende, principalmente, de etapas iniciais utilizadas para esclarecer os requisitos de todos os possíveis clientes. Além disso, a definição da arquitetura do produto, seguindo conceito modular ou de plataforma, assegura a reutilização de componentes, resultando em agilidade e redução de investimentos nos lançamentos de projetos derivativos. Ainda assim, outras ações em conjunto foram também responsáveis por garantir o sucesso do fluxo proposto e do projeto piloto, assegurando baixo nível de desvio dos objetivos apresentados no início do projeto.