Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Análise paramétrica do conjunto pistão, biela e árvore de manivelas com foco na redução de perdas por atrito e de consumo de combustível

Não Disponível

Autor
Loureiro, Thiago Wilhelmsen -
Orientador
Pesce, Celso Pupo
Defesa de tese
20 / 02 / 2002
Participantes da Banca
Palavras-chave
Conjunto pistão, biela e manivela. Lubrificação. Atrito. Saia do pistão. Rendimento mecânico.
Keywords
Piston assembly. Lubrication. Friction. Piston skirt. Mechanical efficiency

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise paramétrica do conjunto pistão, biela e manivela de um motor de ignição por centelha, com foco no rendimento mecânico e no consumo de combustível, por meio de simulações dinâmicas. O simulador implementa modelo matemático da dinâmica secundária do pistão, constante da literatura técnica. A exposição do problema e estabelecimento do objetivo do trabalho, são seguidos de revisão bibliográfica de tópicos relativos ao rendimento mecânico do conjunto aqui analisado, bem como a estudos anteriores relevantes para a compreensão do desenvolvimento realizado. Em seguida são expostas a metodologia e as características do modelo aqui aplicado. Este, por sua vez, considera lubrificação elastohidrodinâmica entre o cilindro do motor e a saia do pistão, os efeitos das ondulações da superfície do pistão e a movimentação do conjunto ao longo do cilindro. A rotina numérica desenvolvida para calcular este modelo também é apresentada. Os parâmetros investigados na análise paramétrica incluem o comprimento da biela, as ondulações presentes nas saias do pistão e o offset do pino do pistão. Os resultados obtidos referem-se ao motor funcionando em 2500 rpm e com 70% de sua carga total. Uma análise comparativa é, então, realizada, tendo como base a trajetória lateral do pistão, as forças normais à saia, bem como as forças de atrito entre a saia do pistão e o cilindro do motor em função da posição da árvore de manivelas.


Abstract
This work presents a parametric analysis of the piston assembly of an Otto cycle engine, focusing on mechanical efficiency and fuel consumption through the implementation of a numerical model of the piston secondary motion that was previously published in the technical literature on the subject. Firstly the issue and the goals of the work are presented, followed by a bibliographic review of the topics related to both the mechanical efficiency of the studied set and to previous studies that are relevant to understanding the development of the work. Then, the methodology and the characteristics of the studied model are presented. This model considers a mixed lubrication between the cylinder liner and the piston skirt, the piston skirt surface waviness and also the movement of the set through the course of the cylinder. The numeric routine developed to calculate this model is also presented. The studied parameters include the connecting rod length, the piston skirt waviness and the piston offset. The simulation condition refers to the engine at 2500 rpm and with 70% load. A comparative analysis is finally made using the results of lateral motion of the piston inside the cylinder bore, the hydrodynamics and contact forces as well as the friction force between the piston skirt and the cylinder liner as a function of the crankshaft angle.