Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Análise dos processos de gerenciamento em projetos com equipes transnacionais – um estudo de caso

Analyses of Managing Process on Projects with Transnational Teams

Autor
Liviero, Flavio -
Orientador
Kaminski, Paulo Carlos
Defesa de tese
23 / 04 / 2007
Participantes da Banca
Kaminski, Paulo Carlos; Hegedus, Clóvis Eduardo Nunes; Maximiano, Antonio Cesar Amaru
Palavras-chave
Administração de projetos (processos)
Keywords
Project Administration (process)

Resumo

Gerenciar projetos que envolvem equipes transnacionais é um novo desafio surgido a partir do momento em que empresas multinacionais passaram a implementar estratégias de fabricação de produtos ou plataforma de produtos globalizados em diferentes unidades ao redor do mundo. Tais unidades não mais operam independentemente no que se refere ao desenvolvimento de novos produtos, mas, ao contrário, estão sendo integradas para tirar proveito da sinergia do trabalho em conjunto e paralelo entre diferentes unidades durante o desenvolvimento. Por se tratar de assunto relativamente atual, a maioria da literatura sobre gerenciamento de projetos não aborda as nuanças inerentes a este tipo de situação. Neste trabalho, portanto, procura-se levantar, segundo pesquisa bibliográfica e um estudo de caso de uma empresa automotiva multinacional sueca instalada no Brasil, como se pode coordenar atividades e informações entre equipes culturalmente e geograficamente dispersas, a fim de atingir um objetivo comum. Uma vez caracterizadas tais particularidades, este estudo explora maneiras de adaptar os processos envolvidos para sugerir possibilidades de melhorias.


Abstract
To manage projects with teams whose members are geographically dispersed is a new challenge emerged from the moment that multinational corporations started implementing production strategies for global products or product platforms within different plants around the world. Units located around the world no more operate independently from each other or from their headquarters in what refers to new products development but, on the contrary, they have been integrated to take advantage of the synergy imbedded in joined and parallel work among different units during the product development. Considering that it is a new subject, most of available literature regarding project management does not cover the particularities inherent to this kind of situation. This work, therefore, intends to find out, according to a bibliography research and a case study of a Swedish automotive company operating in Brazil, how, within the project management context, it is possible to coordinate and communicate activities and information throughout cultural and geographically dispersed team members aiming at reaching a common goal. Once defined such particularities, this work explores ways to adapt related processes to suggest possible improvements.