Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Sistema de acionamento de embreagem hidráulico para caminhões leves

Hydraulic Clutch Actuation Systems for Light Trucks

Autor
Santos, Wagner Matos -
Orientador
Costa Neto, Álvaro
Defesa de tese
24 / 04 / 2007
Participantes da Banca
Costa Neto, Álvaro; Massarani, Marcelo; Lombardi Jr., Arley de Barros
Palavras-chave
Embreagem; Acionamento Hidráulico; Durabilidade
Keywords
Clutch; Hydraulic Actuation; Durability

Resumo

O sistema de acionamento da embreagem está diretamente relacionado com conforto e ergonomia do veículo. Para veículos de passeio, um acionamento de embreagem pode ser considerado leve se for menor do que 100 N e, pesado, se for maior do que 130 N. Para veículos comerciais considera-se aceitável esforço de até 170 N. O trabalho visa à criação de uma curva pedal em Excel que simule uma curva real e possa diminuir o tempo de desenvolvimento de sistemas de acionamento. Para tanto, alerta para cuidados com a geometria de acionamento, curso útil e variações no esforço, de modo que seja confortável para o motorista, trabalhe em baixa pressão na linha hidráulica e possa manter funcionalidade durante toda a vida útil do conjunto platô e disco. Para a realização do trabalho, são realizados cálculos sobre as dimensões das alavancas do sistema, respeitando ângulos limite de acionamento de do cilindro mestre. São realizadas avaliações empíricas sobre as perdas nos componentes (hidráulicas e mecânicas) para determinação de curso e esforço de acionamento. A necessidade de uma mola auxiliar para diminuir o esforço no pedal de embreagem também é ponto de discussão e é fator decisivo na relação entre o custo do produto e o conforto do sistema de atuação. O trabalho leva à obtenção de uma curva que descreve o esforço do pedal de embreagem em função do curso de acionamento, sendo composta pela curva de sistema e da mola auxiliar.


Abstract
The clutch actuation system is directly linked to vehicle easy of operation and ergonomics. For passenger cars, a comfortable pedal force is considered light when it is under 100 N and hard if over 130 N. For Commercial vehicles, about 170 N are considered acceptable. This work looks forward to obtain a pedal curve in Excel which simulates the real one and can low down actuation systems developing time. For in such way, it points to cares about Master Cylinder actuation geometry, stroke and pedal effort variations in the way that it is comfortable for the driver, works on low hydraulic pressure and is able to keep functionality during whole clutch plate and disc life. Some calculations about lever and master cylinder push rod dimensions are realized in the way of keeping actuation angles drawing limits. Empirical evaluations about losses in components (hydraulic and mechanical) for determination of stroke of pedal and pedal effort actuation are also done. The need of an over center spring to low down pedal effort is also point of discussion, determining compromise between product costs and easy of operation. This paper leads to a virtual curve which relates pedal effort with pedal stroke and is composed from system and over center spring curve.