Sistema de acionamento de embreagem hidráulico para caminhões leves
Hydraulic Clutch Actuation Systems for Light Trucks
O sistema de acionamento da embreagem está diretamente relacionado com conforto e ergonomia do veículo. Para veículos de passeio, um acionamento de embreagem pode ser considerado leve se for menor do que 100 N e, pesado, se for maior do que 130 N. Para veículos comerciais considera-se aceitável esforço de até 170 N. O trabalho visa à criação de uma curva pedal em Excel que simule uma curva real e possa diminuir o tempo de desenvolvimento de sistemas de acionamento. Para tanto, alerta para cuidados com a geometria de acionamento, curso útil e variações no esforço, de modo que seja confortável para o motorista, trabalhe em baixa pressão na linha hidráulica e possa manter funcionalidade durante toda a vida útil do conjunto platô e disco. Para a realização do trabalho, são realizados cálculos sobre as dimensões das alavancas do sistema, respeitando ângulos limite de acionamento de do cilindro mestre. São realizadas avaliações empíricas sobre as perdas nos componentes (hidráulicas e mecânicas) para determinação de curso e esforço de acionamento. A necessidade de uma mola auxiliar para diminuir o esforço no pedal de embreagem também é ponto de discussão e é fator decisivo na relação entre o custo do produto e o conforto do sistema de atuação. O trabalho leva à obtenção de uma curva que descreve o esforço do pedal de embreagem em função do curso de acionamento, sendo composta pela curva de sistema e da mola auxiliar.