Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Análise da tecnologia híbrida hidráulica para frota de caminhões no município de São Paulo – estudo de caso

Analysis of hydraulic hybrid technology for the truck fleet in São Paulo - case study

Autor
Rodrigues, Rodrigo Silveira -
Orientador
Pimenta, Marcos de Mattos
Defesa de tese
15 / 09 / 2010
Participantes da Banca
Pimenta, Marcos de Mattos; Nigro, Francisco Emilio Baccaro; Sabe, José Guilherme
Palavras-chave
Sistema híbrido hidráulico paralelo, Economia de combustível, Redução de emissões
Keywords
Parallel Hydraulic Hybrid System, Fuel savings, Emissions reductions

Resumo

O estudo de tecnologias para redução de emissões de poluentes em veículos é tema de varias frentes de pesquisas. Neste contexto, temos estudos direcionados para melhoria dos motores a combustão interna, desenvolvimento de veículos elétricos, híbridos, célula a combustível, motores de combustão interna com o uso de biomassas como fonte de energia e os sistemas híbridos hidráulicos. O artigo aborda a tecnologia hidráulica como uma possível solução para economia de combustível e redução de emissões para veículos pesados, que executam serviços submetidos a um ciclo urbano de para e anda. Assim sendo, foi elaborado um dimensionamento de um sistema híbrido hidráulico paralelo para um caminhão coletor compactador. Com informações das condições de trabalho do caminhão, foi possível analisar quantitativamente os benefícios que a tecnologia pode oferecer para uma frota de 180 caminhões. A pesquisa possibilita uma análise dos pontos de melhoria e propõe um anteprojeto de veículo utilizando esta tecnologia na cidade de São Paulo. A avaliação do estudo propõe para a sociedade paulistana, a introdução desta tecnologia como discussão e solução para redução de emissões e economia de combustível, melhorando desta forma, a qualidade de vida e economia de combustível do caminhão coletor compactador.


Abstract
The study of technologies for reducing emissions of pollutants by vehicles is the subject of several research fronts. In this context, studies have been directed to improvement of internal combustion engines, development of electric vehicles, hybrids, fuel cell, internal combustion engines with the use of biomass as an energy source and the hydraulic hybrid systems. The research is about the hydraulic technology as a possible solution to fuel economy and emission reductions for trucks, which perform services subject to a urban cycle for urban with stop and go events. The research elaborated a design of a parallel hydraulic hybrid system for a refuse truck. Based on information regard the refuse work conditions, it was possible to quantitatively analyze the benefits that technology can offer a fleet of 180 trucks. The research provides an analysis of areas for improvement and proposes a draft vehicle using this technology in São Paulo city. The evaluation of the study proposes to São Paulo society, the introduction of this technology as a discussion and solution for reducing emissions and fuel economy, thus improving the quality of life and fuel economy for a refuse truck.