Ruído de Pneu e Segurança: estudos que salvam vidas

Quando o assunto é pneu, engenheiros mecânicos e civis trabalham juntos em busca de maior conforto, segurança e durabilidade. Assunto será apresentado em Seminário

A Escola Politécnica da USP sediará, nos dias 16 e 17 de agosto de 2007, o IX Simpósio Brasileiro de Acústica Veicular. O evento já está programado para reunir cerca de 20 temas que abordarão a acústica veicular de forma ampla e aprofundada. Um dos temas a ser apresentado por especialistas da Pirelli Pneus é a “Relação entre Ruído de Pneu e Segurança”.

Segundo o Engenheiro de Desenvolvimento de Testes da Pirelli, Antonio Marcelo Nappi Moreno, e autor do projeto, a interação pneu-pavimento exige uma série de conhecimentos que vão muito além complexidade estrutural do pneumático e sua relação com o pavimento. “O assunto exige sinergia entre as diversas áreas de conhecimento da engenharia civil e mecânica, pois trabalha conjuntamente em atividades multidisciplinares em busca de maior conforto, segurança e durabilidade do produto e da via”, apresenta.

“O pneu deve ser entendido como um item de segurança onde a aderência em pisos molhados é fator fundamental para a performance do veículo. O desenho da banda de rodagem garante a performance nos pavimentos molhados evitando a aquaplanagem e permite seu controle em manobras de emergência. Em contrapartida, o próprio desenho da banda revela-se uma das fontes de ruído no pneu”, complementa o (Gerente de Pesquisa da Pirelli, Argemiro Luis de Aragão Costa, parceiro de Moreno no estudo. “Por sua vez, asfaltos mais rugosos, de textura mais aberta, geram maior ruído, no entanto, promovem maior aderência em pisos molhados. Estes são alguns dos nossos desafios”, comenta o engenheiro e pesquisador.

Mudança de comportamento

De acordo com autores, a União Européia, por meio da European Commission (EC), na pessoa do Dr. Lars Schade, da Federal Environment Agency, anunciou em março de 2007, no “Tire technology EXPO 2007”, em Colônia, na Alemanha, um programa para revisão da Diretriz 2001/43/EC, propondo os próximos passos para a redução de ruído, que incluem considerações sobre segurança (aderência no molhado) e economia de combustível (resistência ao rolamento), além da identificação dos produtos segundo sua emissão de ruído. “É uma orientação inovadora, pois assim os usuários poderão estar atentos aos produtos disponíveis no mercado que não respeitam as recomendações e normas vigentes”, enfatiza Argemiro Costa. De acordo com os autores, esta Regulamentação deverá ser seguida pelas montadoras e autopeças que atuam no Brasil e desenvolvem produtos globalizados para a exportação.

Pesquisas e testes

A busca por soluções “mais silenciosas” e com alto rendimento quilométrico parte da modelagem matemática, passa por testes laboratoriais e chega às pistas de provas. Essa trajetória técnica será apresentada durante palestra do IX SIBRAV 2007. “Eventos como o SIBRAV trazem à tona questões relevantes da área de acústica veicular, que buscam orientar e garantir maior conforto acústico e segurança aos usuários. É um setor em constante evolução e que exige muito empenho da engenharia e respeito ao meio ambiente”, concordam os autores.