O professor de engenharia mecânica da Universidade de São Paulo, Marcelo Alves, deu entrevista à rádio BandNew FM, na última segunda-feira, dia 6, para falar sobre a 4ª edição o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, pelo qual o Inmetro emite um selo com informações sobre eficiência energética e consumo de combustível do carros.
Segundo ele, forçar o motor e não usar os pneus na calibragem recomendada pelo fabricante aumentam o consumo de combustível e provocam uma diferença entre o que o consumidor observa no rendimento e o que é apresentado na etiqueta.
Clique aqui para ouvir:
http://bandnewsfm.band.com.br/pop_audio.asp?MMS=http://www.bandnewsfm.com.br/audio/2012/02/ETIQUETA_1_0802.mp3
O programa começa no dia 15 de abril e o selo será obrigatório apenas para as oito montadoras que aderiram (Fiat, Ford, Honda, Kia, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen). São 105 modelos, que correspondem a 55% do volume de vendas do mercado nacional.
A etiqueta será colocada no vidro traseiro do carro. Nela, estão informações sobre de quanto o veículo roda por litro de combustível – etanol ou gasolina – na estrada e na cidade, conforme explicou à BandNews FM a o coordenador do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro, Marcos Borges:
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De acordo com a reportagem, um veículo com a etiqueta “A”, a mais eficiente, pode obter uma economia de mais de 5 mil e 300 mil reais em cinco anos, dependendo da categoria.
Veja as tabelas de consumo/eficiência energética do Inmetro
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