POLI/USP foi responsável por 12% dos trabalhos apresentados no maior evento nacional de engenharia Automotiva – e conquistou quase 30% dos prêmios, inclusive o de Melhor Trabalho Nacional
Mestres e mestrandos da Escola Politécnica da USP ingressaram com seus trabalhos no Congresso da SAE Brasil 2006, evento que reúne a excelência da engenharia nacional e o “top” do desenvolvimento tecnológico automotivo e aeroespacial do Brasil. Resultado: conquistaram 7 prêmios, garantiram o de Melhor Trabalho Técnico (concorrendo com mais de 170 trabalhos), e estreitaram ainda mais o relacionamento da Academia com a Indústria. Soma-se a esses prêmios o de Melhor Trabalho Estudantil, conquistado pelos alunos de graduação.
Terminou no dia 23 de novembro o Congresso SAE Brasil 2006, evento que concentra o que se tem de mais avançado em engenharia da mobilidade e as tendências tecnológicas. Dentre os 170 Trabalhos Técnicos inscritos, a POLI esteve representada em12%¨deles. Dos 25 trabalhos premiados no total, a POLI obteve quase 30% dos prêmios, sendo que o reconhecimento do Comitê Técnico da SAE BRASIL e do público foi para o paper Avaliação térmica do conforto da cabine do avião usando manequins numéricos de autoria do doutorando Fernando Stancato e dos alunos bolsistas de iniciação científica Tales Adriano Ferreira, Gustavo Simões Araújo e Dario Abílio Cruz, todos da POLI/USP, com a participação de Marcelo Pustelnik e Luis Carlos de Castro Santos, ambos da Embraer. “Este trabalho é o resultado de um projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, elaborado entre a Academia e a Indústria, no caso a Embraer, com a apoio da FAPESP, no âmbito dos Projetos de Incentivo à Capacitação Tecnológica em Aeronáutica (PICTA). É uma importante contribuição para o desenvolvimento do Brasil e para o aumento de nossa competitividade global”, afirma o prof. Dr. Arlindo Tribess, do Dep. Engª. Mecânica da POLI/USP, coordenador do projeto premiado.
Segundo a SAE, Fernando Stancato, autor principal responsável pelo trabalho técnico nacional, ganhou o direito de apresentar o estudo no SAE 2007 World Congress, em Detroit (Estados Unidos), em abril do próximo ano. O trabalho também ganhou o Prêmio Gabriel Gueler, que tem o objetivo de estimular novos estudos tecnológicos na área da mobilidade.
Veja a relação dos demais trabalhos POLI premiados:
Trabalho | Orientador | Aluno(s) |
Estudo sobre suspensão automotiva focada em veículos off-road | Marcelo Augusto Leal Alves | Rogério Bocuzzi Macorin |
Determinação das propriedades dinâmicas de materiais de pastilhas de freio automotivo | Marcelo Augusto Leal Alves | Rafael Sasso de Campos |
Estudo da interação pneu-solo para veículos fora-de-estrada e determinação de parâmetros para desenvolvimento do projeto Mini Baja | Marcelo Augusto Leal Alves | Artur Filipe Rempel |
Julio Romano Meneghini | Ivan Korkischko | |
Projeto de um dinamômetro para veículos mini baja | Raul Gonzalez Lima | Edgar Yuiti Gushiken / Rorigo Motoharu Kobayashi |
Dimensionamento e calibração de suspensão tipo duplo A para veículos mini baja | Roberto Spinola Barbosa | Vinicius Augusto da Silva Costa |
Construção de uma bancada de testes para o estudo do problema de squeal noise em sistemas de freio a disco automotivo | Paulo Carlos Kaminski | Tiago Akira Takahashi |
Mecanismos e controle de aerofólio traseiro de uso automotivo | Raul Gonzalez Lima | Marcelo Tomoaki Yoshimura |
Medidor de fluxo de combustível | Raul Gonzalez Lima | Gustavo Kazuto Kimura |
Outro trabalho premiado foi o Estudantil, dos alunos de graduação Caio Vinícius Cavalcante Dimov (3º ano de Engenharia) e Fernando Pontes Araújo (4º ano), da POLI/USP, e Felix Minthe, bolsista da Alemanha, que, dentre os 15 trabalhos classificados, nacionalmente, conquistaram o primeiro lugar com o paper Gestão modular em projeto internacional de educação em Engenharia Automotiva.
“O Departamento de Engenharia Mecânica e o Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da POLI/USP estão orgulhosos pela produção de seus alunos de graduação, mestrandos e professores, que compreenderam as atuais preocupações da indústria e estão desenvolvendo soluções em estreito relacionamento com o setor. Se de um lado o Congresso da SAE apresenta o estado-da-arte da engenharia nacional, a Escola Politécnica está colaborando na formação de engenheiros e especialistas que estão ajudando o País a firmar-se como referência na área automotiva”, comenta o prof. Dr. Ronaldo Salvagni, coordenador do CEA.