POLI/USP foi responsável por 12% dos trabalhos apresentados no maior evento nacional de engenharia Automotiva – e conquistou quase 30% dos prêmios, inclusive o de Melhor Trabalho Nacional

Mestres e mestrandos da Escola Politécnica da USP ingressaram com seus trabalhos no Congresso da SAE Brasil 2006, evento que reúne a excelência da engenharia nacional e o “top” do desenvolvimento tecnológico automotivo e aeroespacial do Brasil. Resultado: conquistaram 7 prêmios, garantiram o de Melhor Trabalho Técnico (concorrendo com mais de 170 trabalhos), e estreitaram ainda mais o relacionamento da Academia com a Indústria. Soma-se a esses prêmios o de Melhor Trabalho Estudantil, conquistado pelos alunos de graduação.

Terminou no dia 23 de novembro o Congresso SAE Brasil 2006, evento que concentra o que se tem de mais avançado em engenharia da mobilidade e as tendências tecnológicas. Dentre os 170 Trabalhos Técnicos inscritos, a POLI esteve representada em12%¨deles. Dos 25 trabalhos premiados no total, a POLI obteve quase 30% dos prêmios, sendo que o reconhecimento do Comitê Técnico da SAE BRASIL e do público foi para o paper Avaliação térmica do conforto da cabine do avião usando manequins numéricos de autoria do doutorando Fernando Stancato e dos alunos bolsistas de iniciação científica Tales Adriano Ferreira, Gustavo Simões Araújo e Dario Abílio Cruz, todos da POLI/USP, com a participação de Marcelo Pustelnik e Luis Carlos de Castro Santos, ambos da Embraer. “Este trabalho é o resultado de um projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, elaborado entre a Academia e a Indústria, no caso a Embraer, com a apoio da FAPESP, no âmbito dos Projetos de Incentivo à Capacitação Tecnológica em Aeronáutica (PICTA). É uma importante contribuição para o desenvolvimento do Brasil e para o aumento de nossa competitividade global”, afirma o prof. Dr. Arlindo Tribess, do Dep. Engª. Mecânica da POLI/USP, coordenador do projeto premiado.

Segundo a SAE, Fernando Stancato, autor principal responsável pelo trabalho técnico nacional, ganhou o direito de apresentar o estudo no SAE 2007 World Congress, em Detroit (Estados Unidos), em abril do próximo ano. O trabalho também ganhou o Prêmio Gabriel Gueler, que tem o objetivo de estimular novos estudos tecnológicos na área da mobilidade.

Veja a relação dos demais trabalhos POLI premiados:

Trabalho Orientador Aluno(s)
Estudo sobre suspensão automotiva focada em veículos off-road Marcelo Augusto Leal Alves Rogério Bocuzzi Macorin
Determinação das propriedades dinâmicas de materiais de pastilhas de freio automotivo Marcelo Augusto Leal Alves Rafael Sasso de Campos
Estudo da interação pneu-solo para veículos fora-de-estrada e determinação de parâmetros para desenvolvimento do projeto Mini Baja Marcelo Augusto Leal Alves Artur Filipe Rempel

Investigação experimental e simulação numérica do escoamento ao redor de um modelo automobilístico: corpo de Ahmed

Julio Romano Meneghini Ivan Korkischko
Projeto de um dinamômetro para veículos mini baja Raul Gonzalez Lima Edgar Yuiti Gushiken /
Rorigo Motoharu Kobayashi
Dimensionamento e calibração de suspensão tipo duplo A para veículos mini baja Roberto Spinola Barbosa Vinicius Augusto da Silva Costa
Construção de uma bancada de testes para o estudo do problema de squeal noise em sistemas de freio a disco automotivo Paulo Carlos Kaminski Tiago Akira Takahashi
Mecanismos e controle de aerofólio traseiro de uso automotivo Raul Gonzalez Lima Marcelo Tomoaki Yoshimura
Medidor de fluxo de combustível Raul Gonzalez Lima Gustavo Kazuto Kimura

Outro trabalho premiado foi o Estudantil, dos alunos de graduação Caio Vinícius Cavalcante Dimov (3º ano de Engenharia) e Fernando Pontes Araújo (4º ano), da POLI/USP, e Felix Minthe, bolsista da Alemanha, que, dentre os 15 trabalhos classificados, nacionalmente, conquistaram o primeiro lugar com o paper Gestão modular em projeto internacional de educação em Engenharia Automotiva.

“O Departamento de Engenharia Mecânica e o Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da POLI/USP estão orgulhosos pela produção de seus alunos de graduação, mestrandos e professores, que compreenderam as atuais preocupações da indústria e estão desenvolvendo soluções em estreito relacionamento com o setor. Se de um lado o Congresso da SAE apresenta o estado-da-arte da engenharia nacional, a Escola Politécnica está colaborando na formação de engenheiros e especialistas que estão ajudando o País a firmar-se como referência na área automotiva”, comenta o prof. Dr. Ronaldo Salvagni, coordenador do CEA.