Além do conhecimento técnico, os alunos aprendem a trabalhar em equipe, buscar patrocínio, gerir custos, entre outros aspectos importantes para a carreira do futuro engenheiro
Todo ano, a Equipe Poli Racing, formada por alunos de Engenharia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), constrói um novo carro de corrida para participar da Fórmula SAE Brasil, competição tradicional entre faculdades de engenharia. Eles são jovens, entre 17 e 20 e poucos anos, mas já têm a responsabilidade de gerir uma “escuderia”, com todos os desafios do mundo empresarial.
Para chegar ao produto final, um carro potente e seguro, o grupo pratica, no dia a dia da oficina (laboratório de desenvolvimento de produtos), os conceitos de gestão, marketing, logística, finanças, relação interpessoal, etc. “Temos de respeitar prazos, obedecer a hierarquia da Equipe, lidar com dinheiro, buscar patrocínio. Não é fácil, mas é muito prazeroso quando vemos o projeto concretizado e podemos pilotar o carro”, diz Henrique Pinheiro, 20 anos, aluno do 3º ano de Engenharia Mecânica e coordenador de Marketing da Equipe Poli Racing.
Os alunos também adquirem conhecimento técnico. Eles têm contato com um projeto completo de Engenharia, que inclui as fases de Concepção, Projeto, Fabricação e Teste. Isso significa que os alunos desenvolvem inteiramente o carro (integrando motor, estrutura, transmissão, elétrica, freios, suspensão, etc.) e ainda têm a meta de aprimorar a qualidade em relação ao projeto anterior.
A pesquisa é constante. “Muitas coisas que vemos pela primeira vez na aula já tínhamos estudado para o projeto do carro e, vice-versa, aplicamos, na prática, a teoria dada pelos professores. Certamente, a Poli Racing valoriza nossa formação”, diz Henrique Pinheiro. Ele inclusive decidiu seguir a área de Engenharia Automotiva, no curso de graduação, após integrar a Equipe, há cerca de um ano.
Os alunos dedicam-se ao projeto durante todo o ano – no mínimo, dez horas semanais. No entanto, alguns integrantes passam muito mais tempo na oficina, principalmente na fase decisiva, próxima da competição. “No último feriadão, de 15 a 20 de novembro, trabalhamos os seis dias no carro. Às vezes, viramos a noite”, conta Henrique Pinheiro.
O interessante é que se trata de uma atividade extracurricular, com participação espontânea do estudante. “É difícil conciliar as atividades da Poli Racing com o estudo (o curso de graduação é integral) e com a vida social. Nos privamos de ir a festas, sair com os amigos…, mas não tem preço a satisfação de construir um carro fórmula. E sabemos que essa experiência fará diferença na nossa vida profissional”.
Equipe Poli Racing
A Equipe Poli Racing (http://www.poliracing.com.br) foi criada em 2008, por iniciativa dos alunos, com o apoio do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli-USP, para representar a Escola na competição Fórmula SAE Brasil, promovida desde 2004 pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. A Fórmula SAE desafia estudantes de faculdades de engenharia a conceber, projetar, fabricar, testar e competir com veículos pequenos do estilo fórmula. Atualmente, 25 alunos de diferentes áreas do curso de Engenhara da Poli integram a Equipe e são acompanhados pelo professor orientador Marcelo Alves, do CEA – Centro de Engenharia Automotiva da Poli-USP (www.automotiva-poliusp.org.br).
Os principais patrocinadores da Equipe em 2012 são: Yamaha, Beta, Continental, Henkel, CYH, HIS, Atlas Copco e Schneider Electric.
Carro de 2012
Para a competição de 2012, a Equipe Poli Racing construiu o carro FP-04, com o motor Yamaha 450 cilindradas. Em relação ao projeto do ano passado, o principal avanço é o sistema de aquisição de dados, desenvolvido internamente por um aluno, com telemetria, tecnologia avançada utilizada em Fórmula 1 – o sistema informa, em tempo real, as condições do carro para o piloto e os boxes, além de gravá-las para análises posteriores. O FP-04 também ganhou diferencial na transmissão, que garante melhor desempenho em dirigibilidade e agilidade. Outra novidade é que os alunos conseguiram reduzir o peso do carro em cerca de 5% (10 kg), aspecto importante para sua performance nas pistas.
A competição Fórmula SAE 2012 será realizada de 30 de novembro a 2 de dezembro, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba (SP)