Evento realizado na POLI/USP reúne especialistas, industriais e pesquisadores visando conceber veículos com menor ruído, maior conforto e segurança
Nos dias 16 e 17 de agosto de 2007, a Escola Politécnica da USP promoveu, em São Paulo, o IX Simpósio Brasileiro de Acústica Veicular. Foram dois dias intensos, com 19 especialistas do Brasil e do exterior, que apresentaram o estado-da-arte mundial em acústica veicular.
“Com mais de duas centenas de participantes, o evento movimentou a engenharia nacional. Posso afirmar que as novas tecnologias, os novos estudos apresentados no SIBRAV já devem estar na mesa de trabalho dos engenheiros. Foram muitas as novidades apresentadas”, comenta o prof. Hélcio Onusic, coordenador do evento.
Em termos de novas tecnologias, a área de diagnóstico de identificação sonora passou a contar com a técnica da Holografia Acústica, voltada para avaliações próximas à fonte, que pode ser usada para detectar ruídos no painel do carro, por exemplo, e o Beamforming, que vem a ser um conjunto de microfones empregados para detectar a fonte de ruído a uma distância maior, como a passagem de um veículo em uma estrada ou o ruído de um avião.
Esforços para minimizar o ruído interno do veículo parecem ter valido à pena para a empresa Riether, que apresentou uma forma não tradicional de aplicar o material acústico. A Pirelli, por sua vez, também firmou compromisso na redução de ruídos, mas com foco na relação entre pneu e segurança. “O pneu deve ser entendido como um item de segurança onde a aderência em pisos molhados é fator fundamental para a performance do veículo. O desenho da banda de rodagem garante a aderência nos pavimentos molhados evitando a aquaplanagem e permite seu controle em manobras de emergência. Em contrapartida, o próprio desenho da banda revela-se uma das fontes de ruído no pneu”, apresentou o Gerente de Pesquisa da Pirelli, Argemiro Luis de Aragão Costa. “Por sua vez, asfaltos mais rugosos, de textura mais aberta, geram maior ruído, no entanto, promovem maior aderência em pisos molhados. Estes são alguns dos nossos desafios”, comenta. O Inmetro também colaborou na discussão do tema, apresentando os asfaltos silenciosos já utilizados no Japão e na Europa.
Processo acelerado
De acordo com o prof. Hélcio Onusic, o Brasil levou 10 anos para atingir o padrão de qualidade atual dos veículos de passeio e comerciais, processo que a Europa levou o dobro do tempo. “As fábricas passaram a adotar a tecnologia pass-by noise e em pouco tempo os nossos veículos atingiram o mesmo padrão de qualidade dos europeus”, ressalta o coordenador do evento.
Segundo Onusic, o evento revelou também que, com a aplicação da nova ISO 362, que passará a ter validade até o ano de 2010, os procedimentos para medição de ruído externo serão alterados, gerando uma redução efetiva do ruído urbano. “Apesar de todos os esforços, o ruído externo mantém-se ainda em um padrão elevado. A expectativa é reduzir o ruído significativamente”.