A cerimônia de lançamento do livro A Engenharia Mecânica na Escola Politécnica da USP e suas contribuições para a sociedade brasileira, seguida de uma mesa redonda com representantes do setor produtivo e da academia, comprovou a posição de vanguarda do Departamento de Engenharia Mecânica (PME) da Poli/USP no desenvolvimento industrial do Brasil. Lançado pela EDUSP no último dia 6 de junho, o livro tem como autores os professores Shozo Motoyama e Marilda Nagamini.
Na mesa de debates, o presidente da Mistras South América, Pedro Feres Filho, o ex-vice-presidente de Engenharia de Produtos para América do Sul da GM, Pedro Manuchakian, o moderador Ronaldo Salvagni, do Centro de Engenharia Automotiva da Poli/USP, e o Diretor de Engenharia da Prysmian, Carlos Alberto Godinho, destacaram como as diversas parcerias com o PME estão contribuindo para a formação de engenheiros competentes e para a inovação nas suas empresas.
Singularidade
Shozo Motoyama, professor titular da FFLCH/USP, iniciou sua apresentação agradecendo a oportunidade de contribuir para preservar a memória da atuação de engenheiros brasileiros e da história institucional do PME. O autor do livro fez um paralelo histórico entre a situação mundial e o Brasil nos campos da economia e da sociedade e mostrou como a Poli/USP conseguiu responder positivamente às demandas do Brasil. Shozo Motoyama traçou ainda um painel da Escola Politécnica e as mudanças estruturais nos seus cursos, em especial a evolução da Engenharia Mecânica.
O professor da FFLCH/USP ressaltou ainda que a Poli/USP está em consonância com o futuro do ensino superior, no que ele chama de Singularity University, instituições de ensino com forte atuação na robótica, inteligência artificial, nanotecnologia, biotecnologia, teoria do design e exploração espacial.
Shozo Motoyama encerrou sua apresentação com um agradecimento especial à professora Marilda Nagamini pelo empenho na construção do
livro e aos ex-chefes do Departamento os Profs. Ronaldo de Breyne Salvagni e Celso Pupo Pesce e ao atual, Jurandir Itizo Yanagihara.
Papel
Ao abrir a mesa redonda, o Prof. Ronaldo Salvagni afirmou que a Poli/USP vem cumprindo o seu papel de formar bons profissionais de engenharia e aplicar o seu conhecimento para melhorar a vida das pessoas, mas cobrou do poder público uma política industrial mais dinâmica e voltada para o mercado global.
Ronaldo Salvagni, que coordena o Centro de Engenharia Automotiva da Poli/USP, ressaltou que o Brasil é hoje um dos maiores mercados de veículos do mundo, com mais de 30 montadoras e um grande mercado consumidor, mas que não possui uma indústria automotiva nacional. Na visão dele, a política de substituição de importação, com o foco em “fazer fábricas”, não garante inovação nem competitividade para o mercado brasileiro.
Automotiva
A contribuição do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli/USP na evolução da engenharia automotiva do Brasil foi um dos principais temas da palestra de Pedro Manuchakian. O ex-diretor da GM lembrou que os engenheiros brasileiros souberam fazer com sucesso várias adaptações nos veículos produzidos no exterior às condições do mercado brasileiro. Citou em especial o caso dos combustíveis, com o motor flex, e os modelos derivativos.
O executivo falou da importância da Poli/USP na formação dos engenheiros da GM, com o mestrado profissional em engenharia automotiva e os cursos de especialização, além do PACE, Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education, da General Motors mundial, voltado para a educação em engenharia e reúne alunos de importantes universidades de diversos países.
Pedro Manuchakian disse ainda que a Poli/USP terá um papel fundamental para os novos desafios da engenharia automotiva, como as pesquisas nos campos powertrain, com motores mais modernos e eficientes, sistemas de gerenciamento térmico dos motores, além de materiais mais leves, novos projetos aerodinâmicos e soluções para a segurança veicular.
Offshore
O engenheiro Carlos Alberto Godinho, ex-politécnico, fez sua apresentação relatando a liderança mundial da Prysmian no setor de cabos e sistemas de alta tecnologia para energia e como a Poli/USP vem contribuindo para a inovação dos seus produtos. Segundo ele, a competitividade do mercado exige hoje dos engenheiros uma formação sólida e constante.
Godinho disse que a parceria com o Laboratório de Interação Fluído-Estrutura & Mecânica Offshore, comandado pelo Prof. Celso Pesce, na capacitação científico-tecnológica assegurou grandes inovações no estudo e na análise de sistemas de cabos umbilicais para produção de petróleo offshore em águas ultra-profundas, como a camada pré-sal na bacia de Santos.
Riscos
O presidente da Mistras South América, Pedro Feres Filho, concentrou sua apresentação no papel da engenharia de inspeção e sua contribuição para a redução de riscos e acidentes industriais. Ele mostrou um estudo internacional no qual as falhas mecânicas são responsáveis por 40% dos acidentes na indústria do petróleo e frisou que muitas delas poderiam ser reduzidas através de inspeção e monitoramento de materiais.
Pedro Feres demonstrou as mais modernas técnicas da engenharia de inspeção, como o uso de ondas de radar e radiografia em tempo real, na prevenção de acidentes e falhas de materiais. O executivo reconhece que ainda há muito por se fazer no Brasil neste campo e destacou a reciclagem como uma dos ramos mais promissores para a o futuro da engenharia.
O lançamento do livro A Engenharia Mecânica na Escola Politécnica da USP e suas contribuições para a sociedade brasileira contou ainda com as presenças do diretor da Poli/USP, Prof. José Roberto Castilho Piqueira, do diretor-presidente da Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP), Plínio Martins Filho; e do coordenador do curso de Engenharia Mecânica do Instituto Mauá de Tecnologia, Prof. Marco Antonio Soares de Paiva.
A Engenharia Mecânica na Escola Politécnica da USP e suas contribuições para a sociedade brasileira pode ser adquirida na EDUSP neste link http://www.edusp.com.br/detlivro.asp?id=414503
(matéria elaborada pelo jornalista Fábio Galvão)