Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Viabilidade física do mecanismo de esterçamento e suspensão de um eixo direcional e tracionado para veículos 4×4 com esterçamento em dois estágios

Physics Viability for a Super Steering Mechanism in a Suspended Driven Axle for 4x4 Vehicles

Autor
Armelin, Rafael Tytko -
Orientador
Alves, Marcelo Augusto Leal
Defesa de tese
22 / 03 / 2007
Participantes da Banca
Alves, Marcelo Augusto Leal; Lima, Raul Gonzalez; Trigo, Flávio Celso
Palavras-chave
Suspensão mecânica; Eixos; Mecanismos
Keywords
Super Streering; Agricultura axle; Controlling System

Resumo

Para suprir as novas necessidades do mercado agrícola nacional e internacional, que estão agora direcionadas não somente para a produtividade, mas também para o conforto e segurança, desenvolveu-se um eixo direcional, trativo e suspenso com dois estágios de
esterçamento. O presente artigo desenvolve o projeto básico de um eixo para utilização fora de estrada com as características anteriormente citadas. A primeira etapa trata a viabilidade do projeto, serão apontadas as alternativas e patentes hoje existentes no mercado, juntamente com um estudo econômico e financeiro do novo conceito. A segunda etapa do projeto, descreve as necessidades que o eixo precisa atender. A terceira etapa é a construção de um modelo computacional desenvolvido pelo software PRO-Engineer, para análise de todos os ângulos tratados dentro de um projeto de suspensão veicular. Na quarta e última etapa investiga-se se o sistema é controlável, utilizando-se como ferramenta auxiliar o software WinFelt.


Abstract
Current trend for the agricultural machines which drives to new technologies, focusing not only in the production itself, but also in comfort and safety, was the trigger to develop this front-driven-suspend-super steered-agricultural-axle. This article comprises the basic project for such axle. The first chapter contains the project viability, such economical and financial, and an overview of the Brazilian market evolution. The second chapter of this article is the project description; all functions and targets are presented. The third chapter is the kinematics analyzes; a kinematics model was developed using the Pro-Engineer. And the forth stage will be the model controlling verifications, this stage will be supported for other software: WinFelt.