Uma análise comparativa entre as estratégias de produção sob encomenda e de produção para estoque na indústria automobilística brasileira
Comparative Analysis between the Manufacturing Strategies Maketo-to-Order and Make-to-Stock in the Brazilian Automotive Industry
Durante o século XX, a indústria automobilística expandiu-se e consolidou-se na vanguarda das inovações no panorama industrial internacional. Mais recentemente, ela vem se deparando com uma competição cada vez mais acirrada, o excesso de oferta e de capacidade produtiva e um cliente final sempre mais exigente. Assim, ela tem sido desafiada a substituir, mesmo que gradativamente, seus tradicionais sistemas de produção em massa e para estoque (Make to Stock) por sistemas mais flexíveis, enxutos, ágeis e focados nas reais demandas dos clientes finais. Em termos práticos, isso representa um movimento no sentido da produção sob encomenda (Make to Order), com um aumento do leque de opções ao cliente final e, conseqüentemente, o aumento da complexidade na gestão da cadeia de suprimentos. Nesse contexto, esta dissertação apresenta uma análise de vários aspectos referentes à implementação de uma estratégia de produção sob encomenda na indústria automobilística brasileira. O método de pesquisa utilizado foi o de estudo de caso e os resultados são frutos de uma acurada análise comparativa entre o estágio atual das montadoras brasileiras, estrangeiras e as definições da literatura.