Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Uma análise comparativa entre as estratégias de produção sob encomenda e de produção para estoque na indústria automobilística brasileira

Comparative Analysis between the Manufacturing Strategies Maketo-to-Order and Make-to-Stock in the Brazilian Automotive Industry

Autor
Weinstock, Marco Antônio Mathony -
Orientador
Rotondaro, Roberto Gilioli
Defesa de tese
27 / 10 / 2005
Participantes da Banca
Rotondaro, Roberto Gilioli ; FRancischini, Paulino Graciano; Netto, Clovis Alvarenga
Palavras-chave
Planejamento e controle da produção; estratégias de produção; gestão da cadeia desuprimentos; indústria automobilística.
Keywords
Não Disponível

Resumo

Durante o século XX, a indústria automobilística expandiu-se e consolidou-se na vanguarda das inovações no panorama industrial internacional. Mais recentemente, ela vem se deparando com uma competição cada vez mais acirrada, o excesso de oferta e de capacidade produtiva e um cliente final sempre mais exigente. Assim, ela tem sido desafiada a substituir, mesmo que gradativamente, seus tradicionais sistemas de produção em massa e para estoque (Make to Stock) por sistemas mais flexíveis, enxutos, ágeis e focados nas reais demandas dos clientes finais. Em termos práticos, isso representa um movimento no sentido da produção sob encomenda (Make to Order), com um aumento do leque de opções ao cliente final e, conseqüentemente, o aumento da complexidade na gestão da cadeia de suprimentos. Nesse contexto, esta dissertação apresenta uma análise de vários aspectos referentes à implementação de uma estratégia de produção sob encomenda na indústria automobilística brasileira. O método de pesquisa utilizado foi o de estudo de caso e os resultados são frutos de uma acurada análise comparativa entre o estágio atual das montadoras brasileiras, estrangeiras e as definições da literatura.


Abstract
During the twentieth century, the automotive industry expanded and consolidated its position in the vanguard of innovations in the world industrial branch. More recently, it has come across an exasperated competition, an excess of supply and productive capacity and a more and more demanding final customer. Therefore, it has been challenged to replace, even if gradually, its traditional systems of mass production and to stock (make to stock), by more flexible, objective and active ones, focused on the real demands of the final customers. In general terms, this has represented a moving when related to manufacturing to order (make to order), raising the range of options to the final customer and, as a result, increasing the complexity in the management of the supply chain. In this context, this paper presents an analysis of several aspects related to the accomplishment of manufacturing strategies under order in the Brazilian automotive industry. The research method used was the case study, which resulted in an accurate comparative analysis between the present stage of Brazilian assemblers, foreigns and definitions of the literature.