Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Testes de fadiga de rodas veiculares – Proposta de estabelecimento, para os testes em laboratório, dos carregamentos que simulem os ocorridos no teste de durabilidade estrutural de veículo em pista

não consta

Autor
Barros Neto, Edgard Ferreira de -
Orientador
Gonçalves, Edison
Defesa de tese
20 / 02 / 2002
Participantes da Banca
Palavras-chave
Rodas. Rodas veiculares. Fadiga. Testes
Keywords
Wheels, Vehicles Wheels, Fatigue, Tests

Resumo

Em virtude de observações realizadas durante a validação de rodas, indicando que as mesmas poderiam estar sub ou superdimensionadas quanto ao aspecto da fadiga, este trabalho faz uma proposta para que, os carregamentos recomendados
pela norma SAE J 328 para o desenvolvimento de uma roda, sob o ponto de vista da fadiga, sejam substituídos pelos encontrados no teste de durabilidade estrutural do veículo em pista, por serem estes os que mais se aproximam da condição real de uso do veículo. O uso destes carregamentos permitiria a redução de retrabalhos do projeto, dos custos e do tempo necessário ao desenvolvimento, do tempo necessário à validação, a obtenção de rodas com a robustez necessária e com as
dimensões mais enxutas possíveis, favorecendo o desenvolvimento do veículo, seu desempenho e garantindo sua segurança, enfim tornando o veículo mais competitivo. Para demonstrar a conveniência de se utilizar os carregamentos obtidos nos testes de pista, foram comparados os cálculos de carregamentos da norma SAE  J328 e os carregamentos obtidos nos testes de durabilidade estrutural de veículo em pista para dois veículos. Para a obtenção dos carregamentos equivalentes a
serem aplicados nos testes de fadiga em laboratório, foram utilizadas rodas transdutoras instaladas nos veículos para qual se pretendia desenvolver as rodas, as quais produziram espectros que foram processados utilizando-se a metodologias
de contagem de ciclos rain flow, interpolando-se os carregamentos equivalentes ponderados para as ciclagens determinadas pela norma. Por fim, foram feitas algumas observações sobre as limitações encontradas no desenvolvimento do trabalho e algumas sugestões de continuidade e aprimoramento da proposta.


Abstract
Due to observations made during the validation of wheels, indicating that, concerning fatigue, they could be under or oversized, this work makes a proposal so that, the recommended loads for the development of a wheel by the SAE J328 Standard, be replaced by the ones found in the test of structural durability of the vehicle in road, for being these the closest to the real vehicle use condition. The use of these loads would allow the reduction of design rework, costs and necessary time to development, the required validation time, the attainment of wheels with the proper robustness and the lean possible dimensions, favoring the development of the vehicle, its performance and assuring its safety, at last becoming the vehicle most competitive. To demonstrate the convenience of using loads acquired in the road tests, loads calculated by the SAE J328 standard were compared to the loads acquired for two vehicles in the structural durability test of vehicle in road. To obtain the equivalent loads to be applied in the fatigue laboratory tests, were used force transducers wheels installed in the vehicles for which the developing wheels are intended to. The transducers produced spectrums that had been processed using rain flow cycle counting method. Equivalent weighted average loads were obtained interpolating equivalent loads for the cycling recommended by the standard. Finally, some comments on the limitations found in the development of the work and some suggestions of continuity and improvement of the proposal had been made.