Testes de fadiga de rodas veiculares – Proposta de estabelecimento, para os testes em laboratório, dos carregamentos que simulem os ocorridos no teste de durabilidade estrutural de veículo em pista
não consta
Em virtude de observações realizadas durante a validação de rodas, indicando que as mesmas poderiam estar sub ou superdimensionadas quanto ao aspecto da fadiga, este trabalho faz uma proposta para que, os carregamentos recomendados
pela norma SAE J 328 para o desenvolvimento de uma roda, sob o ponto de vista da fadiga, sejam substituídos pelos encontrados no teste de durabilidade estrutural do veículo em pista, por serem estes os que mais se aproximam da condição real de uso do veículo. O uso destes carregamentos permitiria a redução de retrabalhos do projeto, dos custos e do tempo necessário ao desenvolvimento, do tempo necessário à validação, a obtenção de rodas com a robustez necessária e com as
dimensões mais enxutas possíveis, favorecendo o desenvolvimento do veículo, seu desempenho e garantindo sua segurança, enfim tornando o veículo mais competitivo. Para demonstrar a conveniência de se utilizar os carregamentos obtidos nos testes de pista, foram comparados os cálculos de carregamentos da norma SAE J328 e os carregamentos obtidos nos testes de durabilidade estrutural de veículo em pista para dois veículos. Para a obtenção dos carregamentos equivalentes a
serem aplicados nos testes de fadiga em laboratório, foram utilizadas rodas transdutoras instaladas nos veículos para qual se pretendia desenvolver as rodas, as quais produziram espectros que foram processados utilizando-se a metodologias
de contagem de ciclos rain flow, interpolando-se os carregamentos equivalentes ponderados para as ciclagens determinadas pela norma. Por fim, foram feitas algumas observações sobre as limitações encontradas no desenvolvimento do trabalho e algumas sugestões de continuidade e aprimoramento da proposta.