Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Projeto e instalação de tanque de combustível flexível em automóveis de passeio

Não Disponível

Autor
Penteado, Otávio Branda -
Orientador
Alves, Marcelo Augusto Leal
Defesa de tese
20 / 02 / 2002
Participantes da Banca
Palavras-chave
Tanque de Combustível, Engenharia Automotiva, Automóveis, Estudo de Caso
Keywords
Fuel Tank, Automotive Engineering, Automotive, Study of Case

Resumo

A crescente demanda por veículos econômicos e ecológicos presente no mercado automotivo, não só requer veículos que tenham motores eficientes, menor peso e melhor coeficiente aerodinâmico, como também requer veículos com maior
autonomia. A obtenção de uma maior capacidade de armazenamento de combustível, requer um sistema de maior volume, mas que caiba em um restrito espaço sob o veículo. O Objetivo deste trabalho é estudar a implementação de um reservatório flexível de combustível, que seja intercambiável entre vários modelos de veículos e que atenda a todos os parâmetros legais e funcionais de um reservatório convencional, através de um protótipo virtual. O reservatório flexível é amplamente utilizado na indústria aeronáutica e bélica, mas com pouco uso em veículos de passeio. Para esta nova proposta de reservatório, todos os impactos possíveis na legislação e nos quesitos de segurança veicular serão discutidos ao longo do trabalho. O método utilizado será o projeto completo deste novo sistema em software de projetos 3D, utilizando o ambiente de instalação virtual do reservatório de combustível de um veículo normal de produção para que sejam comparadas as capacidades de armazenamento do reservatório de combustível atual, com o reservatório de combustível proposto. Os resultados significativos esperados são o aumento da capacidade volumétrica de armazenamento de 15% em relação ao sistema atual, considerando o mesmo formato externo dos dois reservatórios. As conclusões versam sobre os impactos deste novo sistema nas normas atuais de especificação de reservatórios de combustível como também nas vantagens do sistema proposto em termos de segurança, montagem e intercambialidade entre diversas versões de plataformas e modelos, com menores custos de ferramental para sua produção.


Abstract
The increasing demand for fuel economic and ecologicall vehicles present on the automotive market not only requires vehicles that have more efficient engines, light weightened and with a better aerodynamic coefficient, but requires a greater autonomy. The greater fuel capacity obtaining requires a higher volume system that fits in a restrict space under the vehicle. The objective of this paper is to study a flexible fuel reservoir implementation, interchangeable among serious vehicle models, which attempt to all legal and functional parameters of a standard fuel reservoir, utilizing a virtual prototype. The flexible reservoir is largely used in aeronautic and military industry, but with small usage in passenger cars. For this new reservoir proposal, all the possible impacts on legal and vehicle safety will be discussed along the paper. The utilized method will be the 3D complete design, utilizing the installation of a regular production car fuel reservoir virtual environment to compare the current reservoir capacity with the proposed fuel reservoir. The significant estimated results are the volumetric capacity increase of 15% compared with the current system, considering the same external shape of both reservoirs. The conclusions verses about this new fuel reservoir impacts on the current standard and legislation about fuel system reservoir specification, and also about the advantages of the proposed system in terms of assembly and interchangeability among several platform versions and models with smaller tooling costs for its production.