Projeto e construção de uma bancada de testes de atrito e desgaste para anéis sincronizadores de transmissões automotivas
Desing and construction of a friction and wear testing machine for synchronizer rings of automotive transmissions
O objetivo deste trabalho consistiu no projeto e construção de uma máquina de testes capaz de avaliar o comportamento de atrito e de desgaste de anéis sincronizadores de transmissões automotivas. Diferentemente da abordagem convencional, encontrada nas bancadas de ensaios disponíveis no mercado, a bancada proposta não aciona o anel sincronizador com o intuito de frear ou acelerar uma massa inercial girante, praticamente reproduzindo o princípio de funcionamento do sistema sincronizador dentro da transmissão. Ao contrário, neste projeto o anel sincronizador é constantemente pressionado contra o cone sincronizador e permanece em atrito durante todo o ensaio. Além disso, o corpo-de-prova utilizado para os testes é oriundo de um segmento de um anel sincronizador real. Essa abordagem possibilita que variações metalúrgicas e dimensionais inerentes ao processo de fabricação sejam minimizadas entre os corpos-de-prova tirados de um mesmo anel sincronizador. Ensaios preliminares foram realizados e o desgaste dos corpos-de-prova foi comparado com o desgaste de anéis sincronizadores ensaiados em bancada de engate e em veículo. Apesar de serem necessários alguns ajustes de calibração, aperfeiçoamento do sistema de controle empregado no atuador e melhorias do sistema de lubrificação, a bancada mostrou-se capaz de reproduzir o mecanismo de desgaste da superfície de atrito de anéis sincronizadores.