Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Modelo de gerenciamento para o processo de mudança de engenharia

Management Model for Engineering Change Process

Autor
Teixeira, Marcelo José Luis de Natale e -
Orientador
Massarani, Marcelo
Defesa de tese
21 / 12 / 2004
Participantes da Banca
Massarani, Marcelo; Souza, Gilberto Francisco Martha de; Santos, Adir Janete Godoy dos
Palavras-chave
Mudança de engenharia; Gerenciamento de projeto; Implementação
Keywords
Não informado

Resumo

O presente trabalho trata de um modelo de gerenciamento do processo de mudança de engenharia que visa reduzir o seu tempo de cotação e implementação. São descritos como fatores determinantes: a resposta rápida, redução de custos, redução no tempo de desenvolvimento e robustez na qualidade para o sucesso e sobrevivência que as empresas devem ter presentes no ciclo de vida de um projeto. Toda a habilidade e o conhecimento desse gerenciamento são postos à prova durante a vida corrente do produto. Entender as necessidades do mercado, captar as necessidades da mudança e traduzi-las numa realidade serão essenciais para o sucesso do gerenciamento. Tratou-se, inicialmente, de um nivelamento teórico seguido dos principais problemas enfrentados no decorrer de uma mudança de engenharia, uma proposição de um modelo e finalmente como implementar este modelo. Não é um modelo restrito à indústria automotiva, uma vez que foi baseado em fatos do cotidiano de uma empresa do setor Automotivo – Sistemista –, pode ser aplicado em outros segmentos. Além das informações do mercado automotivo houve-se a pesquisa de estudos realizados por autores de segmentos em eletrônica e aeroespacial. Esse modelo de gerenciamento culmina com uma implementação mais eficiente da mudança de engenharia.


Abstract
The present work deals with an engineering change process management model which it aims to reduce the time of quotation and implementation of an engineering change. They are described as key factors: the fast response, cost reduction, time to market reduction as well as quality robustness for the success and survival which the companies have to have in their project lifecycle. All the ability and the knowledge of this management is put to the test during the current product lifecycle. To understand the necessities of the market, to catch the necessities of change and translate them in a reality they will be essential for the success of this management. First and foremost a theoretical levelling was done and then followed by the main problems faced up during an engineering change, a proposal of the model and finally as to implement it. This, is not a restricted model to the automotive industry, since it was based upon on a daily facts of an automotive system company-Tier I- can be applied in other segments. Beyond the information of automotive market it had been researched studies carried through for several authors in segments of aerospace and electronics.This management model culminates in a more efficient implementation of engineering change.