Gestão da manutenção em manufatura: aplicação da teoria da decisão baseada em conceitos de confiabilidade
Maintenance management in the manufactuting industry: application of the decision's theory based on reliability concepts
A competitividade crescente e uma conseqüente redução do tempo útil para a tomada de decisões têm impulsionado a valorização de sistemáticas que contribuam para a redução da subjetividade e apóiem de maneira mais profissional as decisões nas organizações.
Métodos quantitativos consagrados como: Tempo de Recuperação (payback), Valor Atual Líquido, Taxa Interna de Retorno e Índice de Valor Atual têm sido largamente usados e são consagrados como apoio às decisões, porém mostram-se pouco eficazes ao lidarem com condições de incertezas.
Em ambientes em que subjetividade e incerteza são predominantes, em que as decisões são tomadas cada vez mais por consenso e em que a coleta de dados consistentes, resultados de medições pelo menos de médio prazo são escassos, os chamados instrumentos de Tomada de Decisões Multicritério que levam em conta aspectos subjetivos, passam a ter maior relevância e têm sido objeto de muitos estudos e aprimoramentos. A natureza da subjetividade associada a estudos avançados do processo de decisão em seres humanos tem permitido avanços sistemáticos dos métodos de tomada de decisão existentes e um número crescente de sistemáticas alternativas. Considerando esse arcabouço teórico e prático de procedimentos para tomada de decisões, é surpreendente a ausência quase absoluta desses métodos no dia a dia da maioria das empresas, o que torna o processo decisório uma tarefa desnecessariamente arriscada e conseqüentemente com maiores chances de insucesso.
Essa realidade decisória associada à necessidade crescente de otimização do ciclo de vida útil de ativos de manufatura formam as précondições de demanda que se pretendem atenuadas com esse trabalho.
Desta forma, aspectos relevantes de Manutenção de Ativos de Manufatura serão estudados e sua importância valorizada para a otimização do resultado do processo de tomada de decisão. Engenharia de Confiabilidade e respectivos instrumentos de análise de campo serão usados para a quantificação mais precisa dos custos associados com as tarefas de manutenção adotadas.
Simplificadamente, nosso desejo é avaliar os Métodos de To¬¬mada de decisão Multicritério consolidados no mercado, escolher entre eles aquele que melhor se ajusta ao estilo e método possível de ser adotado pelas empresas, particularmente, por dever de ofício, as do setor automotivo, escolher critérios decisórios que representem da melhor maneira os vários aspectos relacionados com os paradigmas organizacionais das empresas do setor e construir um roteiro decisório simplificado que possa ajudar a ambos, fornecedores e clientes do setor automotivo a minimizar riscos e custos de ambos nas empreitadas de aquisição ou recuperação de ativos para manufatura, levando-se em conta aspectos de custos e estratégias de manutenção ao nível de componentes dos sistemas novos, recuperados ou antigos.