Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Gestão da manutenção em manufatura: aplicação da teoria da decisão baseada em conceitos de confiabilidade

Maintenance management in the manufactuting industry: application of the decision's theory based on reliability concepts

Autor
Filho, José Roberto -
Orientador
Souza, Gilberto Francisco Martha de
Defesa de tese
09 / 10 / 2008
Participantes da Banca
Souza, Gilberto Francisco Martha de; Martins, Marcelo Ramos; Filho, Eduardo Vila Gonçalves
Palavras-chave
Método de tomada de decisão multicritério, Engenharia de manutenção, Confiabilidade.
Keywords
MultiCriteria Decision Making Process, Maintenance Engineering, Reliability

Resumo

A competitividade crescente e uma conseqüente redução do tempo útil para a tomada de decisões têm impulsionado a valorização de sistemáticas que contribuam para a redução da subjetividade e apóiem de maneira mais profissional as decisões nas organizações.
Métodos quantitativos consagrados como: Tempo de Recuperação (payback), Valor Atual Líquido, Taxa Interna de Retorno e Índice de Valor Atual têm sido largamente usados e são consagrados como apoio às decisões, porém mostram-se pouco eficazes ao lidarem com condições de incertezas.
Em ambientes em que subjetividade e incerteza são predominantes, em que as decisões são tomadas cada vez mais por consenso e em que a coleta de dados consistentes, resultados de medições pelo menos de médio prazo são escassos, os chamados instrumentos de Tomada de Decisões Multicritério que levam em conta aspectos subjetivos, passam a ter maior relevância e têm sido objeto de muitos estudos e aprimoramentos. A natureza da subjetividade associada a estudos avançados do processo de decisão em seres humanos tem permitido avanços sistemáticos dos métodos de tomada de decisão existentes e um número crescente de sistemáticas alternativas. Considerando esse arcabouço teórico e prático de procedimentos para tomada de decisões, é surpreendente a ausência quase absoluta desses métodos no dia a dia da maioria das empresas, o que torna o processo decisório uma tarefa desnecessariamente arriscada e conseqüentemente com maiores chances de insucesso.
Essa realidade decisória associada à necessidade crescente de otimização do ciclo de vida útil de ativos de manufatura formam as précondições de demanda que se pretendem atenuadas com esse trabalho.
Desta forma, aspectos relevantes de Manutenção de Ativos de Manufatura serão estudados e sua importância valorizada para a otimização do resultado do processo de tomada de decisão. Engenharia de Confiabilidade e respectivos instrumentos de análise de campo serão usados para a quantificação mais precisa dos custos associados com as tarefas de manutenção adotadas.
Simplificadamente, nosso desejo é avaliar os Métodos de To¬¬mada de decisão Multicritério consolidados no mercado, escolher entre eles aquele que melhor se ajusta ao estilo e método possível de ser adotado pelas empresas, particularmente, por dever de ofício, as do setor automotivo, escolher critérios decisórios que representem da melhor maneira os vários aspectos relacionados com os paradigmas organizacionais das empresas do setor e construir um roteiro decisório simplificado que possa ajudar a ambos, fornecedores e clientes do setor automotivo a minimizar riscos e custos de ambos nas empreitadas de aquisição ou recuperação de ativos para manufatura, levando-se em conta aspectos de custos e estratégias de manutenção ao nível de componentes dos sistemas novos, recuperados ou antigos.


Abstract
The growing competitiveness and therefore the reduction of the available decision making time has enhanced the techniques that contribute to mitigate the subjectivity and sustain the decision making process within the organizations. Quantitative methods such as: Payback, Net actual value, Return over the investment and Actual value index have been widely used as decision making process support, however they are not so effective to handle with uncertainties. In environments whose ingredients of subjectivity and even uncertainty are predominant, in which decisions are taken more and more by consensus and even that the consistent data collection, at least as result of medium term historical searching are often conquered, the so called Multi Criteria Decision Making Processes, where subjectivity is taken into account, have been pointed out to a more relevant level, therefore efforts for improvements and new researches have been made. The subjectivity associated with advanced researches of the decision making process in human beings have led to more systematic and alternative decision-making processes. Even though, is surprisingly the fact that those systems are seldom used within the organizations, bringing to this process unnecessary uncertainties and risk of failures. The reality of the decision processes associated with the optimization of the Life Cycle Costs of manufacturing assets have shaped the recognized necessities which this work has intended to contribute. Relevant aspects of the maintenance activity of manufacturing assets will be worked on as well, and its relevance inside the decision for the organizations will be identified. Reliability Engineering and related field tools for field analysis will be used to quantify more precisely the costs associated with the adopted maintenance tasks. In simpler words, our wish is evaluate the subjective and Multi Criteria Decision Making Process available, choose among them the most appropriated to be used, particularly in the automakers industry, decide about aims criteria and sub-criteria closer with the organizational paradigms of the carmakers sector and at least kick off to shape a framework that can support both, suppliers and customers in the automotive sector, in the decision making process to revamp or replace manufacturing assets, taking in consideration not only maintenance strategies at the components and subsystems levels, but also their associated costs for the new, old and refurbished systems.