Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Gerenciamento do valor em componentes automotivos

Não informado

Autor
Vaccari Filho, Roberto -
Orientador
Massarani, Marcelo
Defesa de tese
18 / 11 / 2002
Participantes da Banca
Massarani, Marcelo; Salvagni, Ronaldo de Breyne; Barboza, José
Palavras-chave
Não informado
Keywords
Não informado

Resumo

Este trabalho de Conclusão de Curso apresenta a aplicação da metodologia da Análise do Valor (AV) / Engenharia Valor (EV) ou simplesmente Gerenciamento do Valor em componentes automotivos, onde os requisitos necessários de desempenho e qualidade são alcançados através da análise funcional de suas partes e suas respectivas funções valoradas. Espera-se como resultado agregado a esse estudo uma redução de custos de produtos e processos. Hoje a General Motors do Brasil trabalha para que seus produtos estejam com o seu valor otimizado tanto para manter o negócio quanto para um aumento da competitividade. Com essa determinação, o objetivo é incentivar o uso do Gerenciamento do Valor na Engenharia de Produtos da GMB, testando e sugerindo a adequação de um plano de trabalho. Para tanto, foi tomado como estudo de caso um Sistema Limpador de Pára-Brisa com a proposta de aplicação de formulários específicos. Os resultados obtidos possibilitaram concluir que existe um potencial de aumento do valor do produto com uma possível redução de custos, através da aplicação sistemática das fases do plano de trabalho. Assim a reformulação do projeto que essa ferramenta propicia poderá ser disseminada entre os engenheiros dispondo-se de um método racional de análise que foi testado e recomendado por esse Trabalho de Conclusão de Curso.


Abstract
This Report shows the application of Value Analysis (VA) / Value Engineering (VE) methodology or simply Value Management in automotive components, where the necessary performance and quality requirements are achieved through the functional analysis of their parts and their respective valued functions. It is expected as a consequence of this study a cost reduction of products and processes. Nowadays, General Motors of Brazil works in order to optimized the value of their products for business maintenance as well as for competitiveness increase. The main objective of this Report is to motivate the Value Management usage at GMB Product Engineering, testing and suggesting the adaptation of a work plan. Therefore, it was taken a windshield washer system case study with the proposal of specifics forms introduction. The results lead to conclude that there is a relevant potential of product value increase and costs decrease, during the systematic work plan utilization. In such case the project re-design, which this methodology propitiates, can be disseminated among the engineers as a rational analysis method, tested and recommended by this Report.