Estudo introdutório das variáveis que influenciam o conforto ergonômico de assentos automotivos durante o desenvolvimento de produto
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Os principais objetivos da engenharia de desenvolvimento de assentos automotivos, durante anos, visava atender requisitos governamentais e especificados pelos clientes nas áreas de segurança e posicionamento dos ocupantes. Com o aumento do nível de exigências dos clientes e do crescimento da competitividade do mercado automotivo brasileiro, outras características dos assentos passaram a ser avaliadas e destacadas pelos consumidores finais.
Atenção foi direcionada a ergonomia proporcionada pelos assentos, especialmente após certo período de exposição. O desenvolvimento de assentos automotivos focado no conforto pode tornar-se um diferencial de produto. No entanto, os projetos desenvolvidos nos últimos anos adaptaram-se rapidamente ao contexto automobilístico nacional: redução de custos. Projetar assentos confortáveis e de baixo custo passou a ser um grande desafio.
Por meio do presente trabalho introdutório enfatiza-se a importância e entendimento básico dos principais conceitos relacionados às seguintes variáveis: opinião e antropometria dos condutores e as vibrações a que estão sujeitos. Dessa forma pode-se direcionar o desenvolvimento de assentos confortáveis e de baixo custo avaliando antecipadamente o impacto de certas decisões de projeto sobre o conforto de novos produtos.
A análise das variáveis destacadas propiciou ao autor apresentar algumas recomendações relacionadas ao desenvolvimento de assentos automotivos ergonômicos. Dentre estas recomendações destacam-se: definição dos percentis foco do estudo, levantamento da opinião do público alvo e análise das propriedades dos componentes dos assentos visando reduzir vibrações.