Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Estudo introdutório das variáveis que influenciam o conforto ergonômico de assentos automotivos durante o desenvolvimento de produto

Não disponível

Autor
Lima, André Ricardo -
Orientador
Tribess, Arlindo
Defesa de tese
15 / 05 / 2007
Participantes da Banca
Tribess, Arlindo; Sznelwar, Laerte Idal; Gerab, Fábio
Palavras-chave
Não disponível
Keywords
Não disponível

Resumo

Os principais objetivos da engenharia de desenvolvimento de assentos automotivos, durante anos, visava atender requisitos governamentais e especificados pelos clientes nas áreas de segurança e posicionamento dos ocupantes. Com o aumento do nível de exigências dos clientes e do crescimento da competitividade do mercado automotivo brasileiro, outras características dos assentos passaram a ser avaliadas e destacadas pelos consumidores finais.
Atenção foi direcionada a ergonomia proporcionada pelos assentos, especialmente após certo período de exposição. O desenvolvimento de assentos automotivos focado no conforto pode tornar-se um diferencial de produto. No entanto, os projetos desenvolvidos nos últimos anos adaptaram-se rapidamente ao contexto automobilístico nacional: redução de custos. Projetar assentos confortáveis e de baixo custo passou a ser um grande desafio.
Por meio do presente trabalho introdutório enfatiza-se a importância e entendimento básico dos principais conceitos relacionados às seguintes variáveis: opinião e antropometria dos condutores e as vibrações a que estão sujeitos. Dessa forma pode-se direcionar o desenvolvimento de assentos confortáveis e de baixo custo avaliando antecipadamente o impacto de certas decisões de projeto sobre o conforto de novos produtos.
A análise das variáveis destacadas propiciou ao autor apresentar algumas recomendações relacionadas ao desenvolvimento de assentos automotivos ergonômicos. Dentre estas recomendações destacam-se: definição dos percentis foco do estudo, levantamento da opinião do público alvo e análise das propriedades dos componentes dos assentos visando reduzir vibrações.


Abstract
During years, the main objectives of the automotive seat development engineering were to respond to government requirements also specified by customers on safety and body positioning areas. Due to the increase of requirements from customers and to the competitiveness in the Brazilian automotive market other characteristics of automotive sear became important and began to be considered within evaluations, also being point-out by end-users. Special attention was directed to ergonomic comfort provided by automotive seats, especially after a specific exposition period of time. The automotive seat development focused on ergonomic comfort can become a “stand-out” for the product. However, projects developed during the last years have been quickly adapted to the national automotive context: cost reduction. To design comfortable and low cost automotive seats have become the greatest challenge. The current introductive work emphasizes the importance and basic understanding of the main concepts related to such variables: driver’s opinion and anthropometry and vibrations, thus directing the development of comfortable and low-cost automotive seats, previously evaluating the impact of certain project decisions about the comfort of new products. The analysis of the referred variables has allowed the author to present recommendations regarding seats ergonomics during the development stage. Among these recommendations some stand-out: definition of focus-biotype for the study, intended public opinion and seat properties analysis aiming to reduce vibrations.