Estudo do impacto do enxofre presente no diesel na emissão de poluentes e em tecnologia de pós tratamento de gases de escape
Study of sulfur impact in diesel emissions and after-treatment technologies
Os altos níveis de poluição ambiental nas grandes metrópoles vem sendo um fator de crescente preocupação ao redor do mundo. A maior causa da poluição do ar é a combustão, sendo ela essencial para as nossas vidas. Uma das principais fontes poluidoras, além das indústrias, é o veículo equipado com motor de combustão interna, movidos à gasolina, álcool e óleo diesel, por exemplo. O uso e a necessidade de meios de transporte têm aumentado em conjunto com o produto doméstico bruto ao redor do mundo, com isso aumenta-se também o nível de emissões de componentes nocivos à saúde humana como o óxido de nitrogênio, material particulado, hidrocarbonetos, monóxidos de carbono, entre outros.
Os EUA, a União Européia e o Japão, vêm liderando os planos para controle e redução de emissões por meio de aplicação de legislações cada vez mais rigorosas. Tais legislações, para serem atendidas, necessitam de melhorias na qualidade dos combustíveis e em utilização de tecnologias de pós-tratamento dos gases de escape. Para veículos movidos a óleo diesel, foco deste trabalho, o Brasil tem seguido os passos da Europa na aplicação das legislações de emissões, porém de maneira defasada.
Para o cumprimento do próximo nível de emissões (equivalente à legislação Euro IV), o Brasil precisará adotar um combustível de melhor qualidade em termos de teor de enxofre (S), além de tecnologias de pós-tratamento dos gases. O enxofre tem um papel fundamental nas emissões de poluentes e na tecnologia de pós-tratamento a ser adotada, podendo o mesmo causar resultados adversos em determinadas tecnologias.
O intuito deste artigo é demonstrar através de um teste padronizado, o impacto de diferentes níveis de enxofre presentes no óleo diesel nas emissões de poluentes e também, o impacto do uso do óleo diesel com 2000ppm de teor de enxofre em um sistema de pós-tratamento com catalisador de redução seletiva (SCR) e catalisador de oxidação (DOC-slip), após teste de campo com 30000km em rota padrão.
Os resultados dos testes mostraram a influência negativa do enxofre nas emissões de material particulado, hidrocarbonetos e monóxido de carbono e também na degradação da eficiência de conversão de hidrocarbonetos e monóxido de carbono, provocados pelo envenenamento do catalisador de oxidação. Nenhum efeito sob o SCR foi observado.