Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Estudo comparativo de alternativas para o desenvolvimento, projeto e fabricação de tanques de combustível para automóveis de passageiros dentro da General Motors do Brasil

Comparative Study of the alternatives of Development, Project and Manufacturing of Passangers Cars at General Motors do Brasil

Autor
Suzuki, Carlos Eduardo Tadeu -
Orientador
Batalha, Gilberto Ferreira
Defesa de tese
12 / 04 / 2007
Participantes da Banca
Batalha, Gilberto Ferreira; Gomes, Edson; Ierardi, Maria Clara Filippini
Palavras-chave
Tanques de Combustível; Combustível; Permeabilidade; Corrosão; Matriz de Decisão
Keywords
Fuel Tank; Fuels; Permeability; Corrosion; Decision Matrix

Resumo

Este trabalho visa esclarecer a seguinte pergunta: “Qual material é o mais adequado para a utilização em projetos de tanque de combustível para veículos automotivos?”. Atualmente existem duas alternativas básicas em matérias primas na construção dos tanques de combustível, sendo eles: chapas de ligas de aços carbono e plásticos de alta densidade. Para responder esta pergunta, o tema “Estudo comparativo de alternativas para o desenvolvimento, projeto e fabricação de tanques de combustível para automóveis de passageiros dentro da General Motors do Brasil” aborda as características de desempenho das duas alternativas (metal ou plástico) através da perspectiva das montadoras de veículos do mercado brasileiro, levando em consideração segmentos críticos de projeto, como processo de manufatura, forma, peso, segurança, corrosão e reciclagem . Estabelece um processo de análise comparativa entre a utilização de chapas de aço ou plásticos de alta densidade em projetos de tanque de combustível, possibilitando ao engenheiro de projetos tomar a decisão mais correta baseado nas características especificas de cada projeto. O experimento realizado apresenta os resultados das duas opções de material em relação à resistência contra impactos. Por fim, apresenta-se a conclusão que a pergunta elaborada inicialmente não pode ser respondida de forma generalizada e os critérios de desempenho podem variar consideravelmente sua influência na decisão de acordo com o escopo do projeto.


Abstract
This project aims to clarify the following question: "Which material is more appropriated for being applied in project of fuel tanks for automotive vehicles?". Nowadays there are two basic raw materials for construction of fuel tanks, being: sheet of carbon steel alloy a high density plastics. To answer the question, the theme “Comparative study of development, project and production alternative for passengers vehicles fuel tank inside of General Motors do Brasil ” approaches the performance characteristics of the two alternatives (metal or plastic) through the automakers perspective of the Brazilian market at critical segments of project, like manufacturing, shape, weight, safety, corrosion and recycling. Establish a comparative analysis process within steel sheets or high density plastics applied for fuel tank projects, allowing the product engineer to make the right decision based on the specific characteristics of each project. Finally, shows the conclusion of the question can not be answered in general ways and the performance criteria may have different influence over the decision based on the project scope.