Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Engenharia simultânea e projeto orientado para a manufaturabilidade e montagem de portas automotivas

Concurrent Engineer and Design for Manufacturing and Assembly Automotive Doors Projects

Autor
Krumenauer, Fábio Zuchetto -
Orientador
Batalha, Gilmar Ferreira
Defesa de tese
25 / 06 / 2007
Participantes da Banca
Batalha, Gilmar Ferreira; Stipkovic Filho; Marco; Barbieri, Renato
Palavras-chave
Engenharia simultânea; Carroceria Automotiva; DFM/A; Manufatura; LCA; ULSAB; ULSAC
Keywords
Concurrent Engineer; Automotive body in white; DFM/A; Manufacture; LCA; ULSAB; ULSAC

Resumo

O crescimento da competitividade global tem aumentado o interesse das empresas em desenvolver novas maneiras de melhorar a produtividade e qualidade de seus produtos, obtendo ainda se possível uma redução de custo nos processos de fabricação e no próprio produto. O fato do custo do produto manufaturado ser diretamente influenciado na fase de desenvolvimento do seu projeto e que, portanto, a sua manufaturabilidade deve ser considerada deste este momento, já é um consenso entre os acadêmicos e envolvidos nos meios industriais. Ferramentas capazes de reduzir custos durante o ciclo de vida do produto no início do desenvolvimento do projeto, se enquadram no DFX – Projeto orientado para a excelência, e isto demonstra a preocupação das empresas em relação à todo o ciclo de vida do produto.
Nos setores automotivos são considerados requerimentos os aspectos ambientais, desmontagem e reciclabilidade nos Estados Unidos e Europa. Analisando-se estas aplicações para o desenvolvimento do automóvel pela engenharia brasileira, percebese que a sua utilização depende muito da necessidade da redução de custo e o cumprimento das leis. Então, critérios de desmontagem e manufaturabilidade são assuntos já absorvidos no projeto, porém aspectos de atendimento aos critérios ambientais não está plenamente difundida. Nesta obra, portanto, será comentado principalmente sobre a prática de implementação do DFM nos projetos de portas automotivas objetivando viabilizar um planejamento estratégico de redução de custos e melhoria da qualidade, além da redução do prazo para implementação e lançamento de novos produtos.


Abstract
The increase global competition has led to immense interest in the development of new ways of increasing productivity and quality and cost reduction. It is well known fact that the costs of manufactured products are largely determined at the design stage and the manufacturability criteria are important to consider early in the design. To be able to cut life cycle costs at an early stage the following so called DFX tools have been developed and the analysis of the excellency of the product in the ambient scene is also becoming usual in the practical product design activities. In the automotive sectors, considering Europe and United States, recycling, dismantling and environmental aspects have great importance in the development of the automobile, as published in referring articles to these subjects. Analyzing these aspects for the development of the vehicle for local engineering, it has been verified that their use depend on the necessity of the reduction of cost and attendance to the laws. Then, criteria of assembly and manufacturability are absorbed subjects already in the project; however, in the aspect of attendance to the ambient criteria in the sector of doors manufacture, this is not applied to the most of projects. Then, the main issue of this paper is about the application of the DFM in automotive doors for Brasilian auto body design to aim structural cost reduction at the assembly line, besides reducing the vehicle program schedule and weight.