Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Desenvolvimento de um novo conceito de produto: sensor de nível de combustível integrado à válvula de combustível para tanques de motocicletas

Developmet of a new concept of produtct: fuel level sender unit integrated to the fuel valve for motorcycle's fuel tanks

Autor
Nishimura, Nelson Shoji -
Orientador
Moscato, Lucas Antonio
Defesa de tese
26 / 10 / 2004
Participantes da Banca
Moscato, Lucas Antonio; Kaminski, Paulo Carlos; Cavalca, Kátia Lucchesi
Palavras-chave
Tanque de combustível, Válvula de combustível, Motocicletas
Keywords
Fuel tank, Fuel valve, Motorcycle

Resumo

A decisão do tema deste trabalho foi motivada pelo desafio de melhorar a qualidade, reduzir custos e a complexidade de componentes do tanque de combustível de motocicletas. Há vários anos este sistema é projetado para receber a montagem da tampa do bocal de enchimento, do medidor de nível e da válvula de reserva em locais distintos. Isto, de certa forma, propicia um risco maior de vazamentos pela parte inferior do tanque aonde são montados os dois últimos componentes citados. Assim, o desafio foi integrar estes dois componentes, reduzindo a apenas uma abertura na parte inferior do tanque, diminuindo a possibilidade de vazamento e conseqüentemente aumentando a segurança do condutor; também a redução de custo devido à integração das peças e otimização do processo de montagem da motocicleta. Em virtude do novo posicionamento relativo destes componentes, foram estudados os diversos comportamentos do fluido sob várias condições dinâmica (e estática) sob planos inclinados de modo a não afetar seu funcionamento. O trabalho se inicia com uma explanação geral do sistema, evoluindo para uma comparação crítica entre o atual e o proposto, terminando com os resultados obtidos a partir de um protótipo funcional do produto proposto.


Abstract
The decision of the subject of this study was motivated by the challenge to improve the quality and reduce the costs and the overall motorcycle's fuel tank system complexity. For several years, this system has been designed to allow the assembly of the fuel filling cap, fuel sender unit and the reserve valve in different locations of the tank. This increases to risk of fuel leakage from the underside of the fuel tank where these two parts are mounted. Thus, the challenge was to integrate these two parts, reducing to just one underside opening, improving the driver's safety due to lower fuel leakage risk. Also, there's an overall cost reduction by means of a reduced number of items and of a process optimization of the motorcycle assembly line. The integration led to a new relative position of these parts and for this reason, the fluid dynamic and static behavior in various surface angles was studied in order to keep the functionally unaffected. This work begins with an overall explanation of the system, followed by and analytical comparison of the current and proposed concepts, ends with the results of a functional prototype of the proposed design.