Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Considerações gerais sobre vibração torcional em componentes de trem de força de veículos comerciais

Não informado

Autor
João, Celso Aparecido -
Orientador
Kaminski, Paulo Carlos
Defesa de tese
04 / 10 / 2002
Participantes da Banca
Kaminski, Paulo Carlos; Massarani, Marcelo; Gerab, Fábio
Palavras-chave
Não informado
Keywords
Não informado

Resumo

As novas tecnologias existentes no desenvolvimento de motores de combustão interna têm criado um paradoxo na indústria automobilística. Enquanto os fabricantes de motores têm se preocupado em extrair maiores níveis de potência e torque de motores com menores cilindradas, empregando as mais avançadas tecnologias no desenvolvimento de formas mais eficientes de combustão, pouco se em feito no sentido de desenvolver-se elementos de controle de vibração. Tradicionalmente ainda utilizam-se elementos elastoméricos desenvolvidos a mais de um século para controle de vibração torcional do eixo girabrequim. As conseqüências em termos de durabilidade para os demais componentes do trem de força podem ser comprometedoras se não for feita uma abordagem detalhada de como o aumento de torque e potência em motores cada vez menores podem influenciar a vida dos demais componentes do trem de força. Este trabalho procurará fazer uma abordagem introdutória sobre o efeito vibratório torcional existente em trens de força de veículos comerciais.


Abstract
The new technologies employed today in the development of the internal combustion engines have established a paradox in the auto industry. While the internal combustion engine manufactures have been focused to obtain more power and torque from smaller engine, taking advantage of the latest technologies to become the internal combustion more efficient, almost nothing have been developed in terms of vibration control. The industry still employs concepts developed almost one century ago, the elastometric dampers, to control crankshaft torsional vibration. The consequences for the rest of the drive train components may be catastrophic if a better understanding about how this sudden increase in engine power and torque may influence the life of the others drive train components. This paper attempts to make and introductory approach of the torsional vibration effects over commercial vehicles drive trains.