Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Benefícios técnicos e econômicos da adoção de simulações virtuais dos processos de montagem

Não informado

Autor
Freitas, Ronaldo Coelho de -
Orientador
Salvagni, Ronaldo de Breyne
Defesa de tese
23 / 10 / 2002
Participantes da Banca
Salvagni, Ronaldo de Breyne; Francischini, Paulino Graciano; Biazzi, Jorge Luis de
Palavras-chave
Não informado
Keywords
Não informado

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é responder à pergunta: Como as áreas de projetos e processos de empresas fabricantes de veículos automotivos podem se beneficiar dos softwares simuladores de montagem, durante as fases de projeto do produto e especificações dos processos a serem utilizados? O escopo desse trabalho está localizado na utilização de softwares de simulação virtual para análise das condições de montagem e detecção de possíveis interferências dos equipamentos de montagem durante o desenvolvimento de novos produtos. A validação deste trabalho será feita através da análise de dois estudos de caso. Para a coleta de dados serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com a utilização de um roteiro para a pesquisa de campo, aplicadas diretamente aos usuários dos processos de simulação da Engenharia de Processos de Montagem de Veículos da General Motors do Brasil. De posse dos conceitos obtidos pela revisão bibliográfica e pela pesquisa de campo, pudemos analisar os benefícios técnicos e econômicos da adoção das simulações virtuais dos processos de montagem e confirmar a validade das proposições estabelecidas: contribuição para a redução de custos adicionais em equipamentos de montagem e o aumento da detecção de interferências dimensionais entre partes e equipamentos numa montagem, durante a fase de projeto.


Abstract
The research objective is to answer what can be an assembly process strategy in automotive companies to make use of virtual simulation over development product phase. The scope of this study is to use virtual simulation to analyze the assembly condition and detect interferences between assembly equipment and product parts or components during development phase. In this report we studied two cases in order to register the facts. Thus, some interviews and a semi-structured questionnaire were answered for General Motors do Brasil software simulation users. Making an analysis with the concept from literature and field investigation, the research shows the technical and economical virtual simulation advantages in the assembly process. Concluding, we could validate the two propositions: cost reduction with additional assembly equipment related and increase problem solving actions due product and process tooling interferences during design phase.