Avaliação e validação de sistemas de air bag em veículos de passeio
Evaluation and Validation on Light Vehicles' Air Bag Systems
O ser humano possui várias e graves limitações do ponto de vista das solicitações impostas pelo trânsito. Por isso, e também
por deficiências do veículo e das vias onde o tráfego flui, há a necessidade de se incorporar ‘dispositivos compensadores destas limitações’ ao veículo. Uma das formas de se reduzir e/ou evitar ferimentos graves dos ocupantes em colisões de veículos é por meio da utilização de equipamentos de segurança passiva. O sistema de air bag, juntamente com o sistema de cintos de segurança, pode desempenhar um papel importante. Por serem elementos infláveis, os air bags se comportam como
amortecedores que absorvem energia de movimento entre a parte superior do corpo de ocupantes do veículo e o volante de
direção, painel de instrumentos ou vidro pára-brisa, por ocasião de uma colisão. No Brasil o air bag ainda é um item opcional
de segurança passiva, não existindo a cultura de utilização deste equipamento. Com a abertura do mercado à importação de
veículos, porém, este conceito vem se alterando aos poucos. No presente trabalho são discutidos aspectos relacionados com os testes de avaliação e validação destes sistemas, com a apresentação dos resultados de um teste de validação realizado.
Inicialmente são apresentadas as funcionalidades do sistema de air bag e detalhados os componentes constitutivos do sistema, o seu funcionamento e os tipos de sistemas utilizados, bem como as técnicas de engenharia para análise de impactos (crash tests), o desenvolvimento de sensores de impacto e os critérios para o disparo do dispositivo de abertura do air bag. Em seguida, são apresentados e discutidos os testes de avaliação para validação do sistema de air bag realizados pelo fabricante e na montadora. Procedimentos de avaliação em câmaras de testes e em crash tests são detalhados. Finalizando, os critérios de comportamento funcional biomecânico utilizados na avaliação de validação do sistema são apresentados O critério de comportamento funcional da cabeça, HIC (Head Injury Criterion) é detalhado. Resultados do teste de validação apresentaram valor máximo para HIC de 658,75, para o intervalo de duração de impacto compreendido entre 67 e 103 ms. O valor obtido está abaixo do valor limite de HIC igual a 1000, da norma FVMSS 208; o que mostra que o sistema de air bag testado atendeu satisfatoriamente o requisito.