Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Avaliação e validação de sistemas de air bag em veículos de passeio

Evaluation and Validation on Light Vehicles' Air Bag Systems

Autor
Silva, Washington Henrique Freitas da -
Orientador
Tribess, Arlindo
Defesa de tese
09 / 09 / 2005
Participantes da Banca
Tribess, Arlindo; Kaminski, Paulo Carlos; Akutsu, Maria
Palavras-chave
Engenharia automotiva; Segurança veicular; Air bag; Veículos de passeio; Tecnologia
Keywords
Air Bag; Safety; Technology; Automotive Engineering; Light Vehicle

Resumo

O ser humano possui várias e graves limitações do ponto de vista das solicitações impostas pelo trânsito. Por isso, e também
por deficiências do veículo e das vias onde o tráfego flui, há a necessidade de se incorporar ‘dispositivos compensadores destas limitações’ ao veículo. Uma das formas de se reduzir e/ou evitar ferimentos graves dos ocupantes em colisões de veículos é por meio da utilização de equipamentos de segurança passiva. O sistema de air bag, juntamente com o sistema de cintos de segurança, pode desempenhar um papel importante. Por serem elementos infláveis, os air bags se comportam como
amortecedores que absorvem energia de movimento entre a parte superior do corpo de ocupantes do veículo e o volante de
direção, painel de instrumentos ou vidro pára-brisa, por ocasião de uma colisão. No Brasil o air bag ainda é um item opcional
de segurança passiva, não existindo a cultura de utilização deste equipamento. Com a abertura do mercado à importação de
veículos, porém, este conceito vem se alterando aos poucos. No presente trabalho são discutidos aspectos relacionados com os testes de avaliação e validação destes sistemas, com a apresentação dos resultados de um teste de validação realizado.
Inicialmente são apresentadas as funcionalidades do sistema de air bag e detalhados os componentes constitutivos do sistema, o seu funcionamento e os tipos de sistemas utilizados, bem como as técnicas de engenharia para análise de impactos (crash tests), o desenvolvimento de sensores de impacto e os critérios para o disparo do dispositivo de abertura do air bag. Em seguida, são apresentados e discutidos os testes de avaliação para validação do sistema de air bag realizados pelo fabricante e na montadora. Procedimentos de avaliação em câmaras de testes e em crash tests são detalhados. Finalizando, os critérios de comportamento funcional biomecânico utilizados na avaliação de validação do sistema são apresentados O critério de comportamento funcional da cabeça, HIC (Head Injury Criterion) é detalhado. Resultados do teste de validação apresentaram valor máximo para HIC de 658,75, para o intervalo de duração de impacto compreendido entre 67 e 103 ms. O valor obtido está abaixo do valor limite de HIC igual a 1000, da norma FVMSS 208; o que mostra que o sistema de air bag testado atendeu satisfatoriamente o requisito.


Abstract
The human being has several and serious limitations of the point of view of the requests imposed by the traffic. Therefore, and also for deficiencies of the vehicle and of the roads, there is the need to incorporate 'compensatory devices for these limitations' to the vehicle. One way to reduce and/or to avoid serious injuries of the occupants in collisions of vehicles is by the use of passive safety equipment. The air bag systems, together with the seatbelts systems, can play an important rule. Air bags are inflated elements and behave as shock absorbers, that absorb movement energy between the superior part of the occupants' of the vehicle body and the direction steering wheel, the panel of instruments or the windshield, for occasion of a collision. In Brazil the air bag is still an optional item of passive safety, not existing the culture of the use of this equipment. With the opening of the market to the import of vehicles, however, this concept is changing little by little. In the present work aspects related with the evaluation and validation tests of these systems are discussed, with the presentation of the results of a validation test. Initially, the functionalities of the air bag system are presented and the components of the system, its operation and the systems types, as well as the engineering techniques for analysis of impacts (crash tests), the development of sensors of impact and the criteria for the shot to opening the air bag are detailed. Soon afterwards, the evaluation tests for the air bag system validation accomplished by the manufacturer and by the OEM are presented and discussed. Evaluation procedures in test chambers and in crash tests are detailed. Concluding, the criteria of the biomechanical functional behavior used in the evaluation for validation of the system are presented. The Head Injury Criterion (HIC) is detailed. Results of the validation test presented a maximum value of HIC equal to 658,75, for the interval of impact among 67 and 103 ms. This value is below the 1000 HIC limit value predicted by the FVMSS 208 norm; what shows that the air bag system attends the requirement satisfactorily.