Avaliação comparativa de condições de conforto térmico em automóveis com ar condicionado utilizando manequim
Comparative Assessment of Thermal Comfort Conditions in Air Conditioning Vehicle Using Manikin
Cada vez mais as pessoas gastam parte significativa do seu tempo viajando por razões profissionais ou de lazer, aumentando assim a demanda por conforto nos transportes públicos e privados, seja por motivos de segurança, saúde, satisfação dos ocupantes, aumento da mobilidade ou aspectos de marketing.
Os critérios dos consumidores, na escolha e compra de um veículo, também têm mudado e agora não envolvem somente aspectos relacionados ao custo e desempenho do veículo, mas também a aspectos de segurança e conforto.
O ambiente térmico no interior de um automóvel é bastante complexo e não homogêneo. A forma mais adequada para se avaliar simultaneamente os efeitos da temperatura do ar local, trocas de calor por radiação do corpo, velocidades do ar e a radiação solar em um veículo é por meio do uso de manequins. A influência destas variações nas condições de conforto térmico em cada segmento do manequim é avaliada utilizando-se o conceito de temperatura equivalente, cujo procedimento de determinação é baseado na norma ISO 14505-2: 2004.
No presente trabalho foi realizado estudo utilizando manequim com sensores aquecidos na avaliação de condições de conforto térmico em automóveis com ar condicionado. Os ensaios foram realizados em três automóveis (veículo A, veículo B e veículo C), modelos standard com sistema de ar condicionado, para avaliação de condições de conforto térmico em condições de verão (resfriamento) com o veículo parado ao sol em marcha lenta. No veículo B também foram realizados testes com o veículo em movimento para velocidades de 50 e 100 km/h.
Nos ensaios realizados com os veículos estacionados ao sol pode-se verificar que existe uma grande diferença no nível de conforto térmico nos veículos avaliados. Nos testes com o veículo em movimento foi possível verificar a influência do aumento da velocidade do ar externo na melhora das condições de conforto térmico decorrente do resfriamento das superfícies externas do veículo.
O veículo A foi o que apresentou as melhores condições de conforto térmico para as condições de verão (resfriamento) avaliadas; função de uma distribuição interna do ar mais homogênea e de uma menor temperatura de insuflamento do ar no habitáculo, que resultaram em mais regiões do corpo próximo à condição de neutralidade térmica.