Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Aplicação dos seis sigma e da metodologia DMAMC a um processo de identificação e solução de problemas durante a corrida piloto de um projeto automotivo

Não informado

Autor
Fanucchi, Ricardo Maame -
Orientador
Kaminski, Paulo Carlos
Defesa de tese
27 / 09 / 2002
Participantes da Banca
Kaminski, Paulo Carlos; Rotondaro, Roberto Gilioli; Gueler, Gabriel Felix
Palavras-chave
Não informado
Keywords
Não informado

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo a aplicação do conceito Seis Sigma e da metodologia DMAMC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar) visando a melhoria do “Processo dos 5 Passos” que é utilizado pela General Motors do Brasil (GMB) para a identificação e solução de problemas durante a Corrida Piloto de um projeto automotivo. Nesta fase de implementação de um projeto, o curto tempo de reação a um problema detectado é muito importante para a garantia de qualidade deste produto no lançamento ao mercado. Porém, como pode ser demonstrado com este estudo, alguns problemas demoram muito até que tenham suas soluções implementadas. Os dados utilizados no estudo de caso são reais e foram obtidos pelo autor nos seis primeiros meses de 2002 durante trabalho de acompanhamento da Corrida Piloto de um futuro lançamento da GMB. Os resultados do estudo baseado nos conceitos do Seis Sigma e na metodologia DMAMC bem como propostas de melhorias são apresentados no decorrer do trabalho.


Abstract
The purpose of this report is to show the usage of Six Sigma concept and DMAIC methodology (Define, Measure, Analyze, Improve and Control) to improve the "5 Steps Process" which is used by General Motors do Brasil to identify and solve the problems raised during the Pilot Run of a new automotive project. During this project implementation phase, the short response time for a detected problem is very important to assure the quality of this new product during its launching to the market. However, as stated in this study, some problems take a very long time to have their solutions implemented. The data used in this report are real and were gathered by the author on the first six months of 2002, during the Pilot Run of a new Chevrolet's product to be launched soon. The results of this study based on the Six Sigma concept and on the DMAIC methodology, as well as, improvement proposals are presented in this report.