Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Aplicação de técnicas de confiabilidade para avaliação do desempenho da estufa de um sistema de pintura

Não informado

Autor
Tuvacek, Richard -
Orientador
Souza, Gilberto Francisco Martha de
Defesa de tese
11 / 10 / 2002
Participantes da Banca
Souza, Gilberto Francisco Martha de; Molinari, Rodolfo; Petrche, João Roberto Diego
Palavras-chave
Não informado
Keywords
Não informado

Resumo

O presente trabalho preocupa-se em estudar uma linha de pintura empregada em uma planta de montagem de veículos automotores, mais especificamente a linha de pintura de componentes plásticos. No texto é apresentada a descrição da linha, sendo detalhados a função e modos de falha de cada estágio deste sistema, determinando-se o estágio crítico – a estufa de secagem de tinta, responsável pelas maiores perdas de eficiência do sistema. Nos equipamentos desta estufa aplica-se a ferramenta de Análise de Modos e Efeitos de Falhas (FMEA), a fim de avaliar-se os modos de falha de cada componente da estufa e as conseqüências destas falhas sobre o funcionamento da mesma, e estima-se o tempo médio entre falhas (MTTF) destes componentes, a partir dos dados levantados com o departamento de manutenção. Com os resultados obtidos aprofunda-se o estudo nos moto-redutores das linhas de entrada e saída e nos sensores de presença e aplicam-se técnicas de Confiabilidade para determinar o tempo médio até a falha, a taxa de falha e da própria confiabilidade para avaliar o desempenho destes componentes. Além da análise dos resultados estatísticos, o texto propõe melhorias na estufa, através de uma ação Default de reprojeto nos moto-redutores e o emprego de uma redundância ativa nos sensores de presença, que aumentarão a disponibilidade de trabalho destes equipamentos e conseqüentemente de todo o sistema de pintura.


Abstract
This work focuses on the study of a painting line used in a plant of assembly of auto machine vehicles, more specifically the painting line of plastic components. In the text the description of the line is presented, being detailed the function and failure modes of each stage of this system, determining the critical stage - the heater of drying of ink, responsible for the biggest losses of efficiency of the system. In the equipment of this heater is applied the Failure Mode and Effects Analysis tool (FMEA), in order to evaluate the failure modes of each component of the heater and the consequence of these failures on the operation of the same one, and is estimated the mean time between failure (MTTF) of these components, from the data obtained with the maintenance department. With the results, an in-depth study of motor-gearboxes of the entrance and exit lines and in the presence sensors is performed, and reliability techniques are applied, such as mean time to failure, failure frequency and reliability itself to evaluate these equipments performance. Beyond the analysis of the statistical results, the text proposes improvements in the heater, through a Default action of redesign in the motor-gearboxes and the uses of an active redundancy in the presence sensors that will increase the operational availability of these equipments and from the system.