Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Análise das estratégias de troca de marchas da transmissão automática convencional em comparação com a transmissão de dupla embreagem

Gear Shift Strategies Analysis of the Automatic Transmission in Comparison with the Double Clutch Transmission

Autor
Amendola, Cesar Henrique Ferreira -
Orientador
Alves, Marcelo Augusto Leal
Defesa de tese
06 / 10 / 2005
Participantes da Banca
Alves, Marcelo Augusto Leal; Getschko, Nicola ;Lopes, José Augusto
Palavras-chave
Veículos de passageiros; transmissões automáticas; transmissões automatizadas
Keywords
passenger vehicles; automatic transmissions; manual transmissions automatization;double clutch transmissions

Resumo

A transmissão automática convencional, de acionamento e atuação hidráulicos, apresenta um crescimento em sua demanda e um movimento no sentido de seu aperfeiçoamento, visando maior conforto, menor consumo de combustível e atender as rígidas restrições legais de emissões de gases poluentes. Por um outro lado a transmissão de dupla embreagem encontra-se em pleno desenvolvimento. Acredita-se que este tipo de automatização da transmissão mecânica convencional deva suprir as vantagens apresentadas pela transmissão automática convencional sem com isso apresentar suas deficiências. Este trabalho procurou estabelecer um paralelo entre estes dois sistemas de transmissão. Primeiramente caracterizando cada sistema individualmente e posteriormente comparando as respostas quanto ao funcionamento em áreas específicas de transmissão de torque.
Para realização desta comparação elaborou-se um índice intitulado de razão de forças, que estabelece um critério de avaliação baseado na razão entre a força de tração máxima, ou ideal transferida as rodas e a força de tração real, ou seja, aquele efetivamente disponível na roda. Os resultados obtidos apontam para trocas confortáveis e de comportamento dinâmico semelhante. A automatização na indústria automobilística é uma necessidade devido ao concorrido mercado e a rígidas imposições legais. A automatização de transmissões visa gerar um diferencial capaz de atender ambas as
necessidades, permitindo ao consumidor mais uma opção de escolha, o que pode ser traduzido em vantagem competitiva.


Abstract
The conventional automatic transmission shows recently a demand for improvement aiming more comfort, lower fuel consumption and to attend the severity of the emissions regulation. On other hand, the double clutch transmission is in full development. This kind of automatization of the conventional mechanical manual transmission shall overcome the advantages of the automatic transmission without showing its imperfections. This paper aims to present a parallel between this two transmissions system. The first step was to describe each system and later compare their response concerning its functionality in several torque areas. To perform this comparison, an index, called force ratio, was created which establish an evaluation criterion based on the ratio between the maximal or ideal tractive power transferred to the wheels and the real tractive power which is available at the wheels. The results obtained pointed out for comfortable gearshifts and similar dynamic behavior. The automatization in the automotive industry is a necessity due to the fierce competition and the rigorous legal rules. The transmission automatization aims to overcome both necessities and give the consumer one more choice, what can be expressed in competitive advantage.