Análise das estratégias de troca de marchas da transmissão automática convencional em comparação com a transmissão de dupla embreagem
Gear Shift Strategies Analysis of the Automatic Transmission in Comparison with the Double Clutch Transmission
A transmissão automática convencional, de acionamento e atuação hidráulicos, apresenta um crescimento em sua demanda e um movimento no sentido de seu aperfeiçoamento, visando maior conforto, menor consumo de combustível e atender as rígidas restrições legais de emissões de gases poluentes. Por um outro lado a transmissão de dupla embreagem encontra-se em pleno desenvolvimento. Acredita-se que este tipo de automatização da transmissão mecânica convencional deva suprir as vantagens apresentadas pela transmissão automática convencional sem com isso apresentar suas deficiências. Este trabalho procurou estabelecer um paralelo entre estes dois sistemas de transmissão. Primeiramente caracterizando cada sistema individualmente e posteriormente comparando as respostas quanto ao funcionamento em áreas específicas de transmissão de torque.
Para realização desta comparação elaborou-se um índice intitulado de razão de forças, que estabelece um critério de avaliação baseado na razão entre a força de tração máxima, ou ideal transferida as rodas e a força de tração real, ou seja, aquele efetivamente disponível na roda. Os resultados obtidos apontam para trocas confortáveis e de comportamento dinâmico semelhante. A automatização na indústria automobilística é uma necessidade devido ao concorrido mercado e a rígidas imposições legais. A automatização de transmissões visa gerar um diferencial capaz de atender ambas as
necessidades, permitindo ao consumidor mais uma opção de escolha, o que pode ser traduzido em vantagem competitiva.