Vantagens e riscos de instalar chips de potência ou reprogramar o motor
Danificar o motor e perder a garantia do fabricante são riscos apontados pelo Prof. Dr. Marcelo Alves, do CEA, na matéria “Vantagens e riscos de instalar chips de potência ou reprogramar o motor”, publicada pelo jornal A Gazeta, de Vitória (ES), em 15 de novembro de 2015. Leia mais aqui .
Controle Eletrônico de Estabilidade
O Prof. Dr. Marcelo Alves, integrante do CEA, é um dos entrevistados da reportagem Carros: Descubra como funciona o controle de estabilidade, da série Carros e Tecnologia, do programa Olhar Digital, que foi ao ar no dia 8 de novembro de 2014. Assista ao vídeo acessando aqui .
Especialista da Alemanha faz palestra na Poli-USP sobre conceito utilizado em caracterização virtual de motores a diesel
Nesta segunda-feira, 24 de novembro, a Poli-USP recebe a palestra de Thorsten Huber, da empresa ETAS do grupo Bosch, da Alemanha, que falará sobre Model Based Calibration, modelo que vem sendo empregado, com sucesso, para a caracterização e otimização virtual de motores a diesel. A palestra, aberta ao público, será realizada das 14 às 16... Read More
Estão abertas as inscrições para a turma 2015 do curso de Especialização em Engenharia Automotiva
O Centro de Engenharia Automotiva da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) abriu as inscrições para a sexta turma do curso de Especialização em Engenharia Automotiva. Os interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever até 5 de dezembro. (Se houver vaga, novo período de inscrições será lançado em janeiro). A ficha... Read More
Trabalho de professor do CEA, apresentado no Congresso SAE Brasil, é reconhecido com menção honrosa
O artigo técnico-científico O Desenvolvimento dos Processos e dos Produtos em uma Indústria Automobilística, com o Uso dos Princípios do Pensamento Enxuto, de autoria de Emílio Carlos Baraldi, doutorando em Engenharia Automotiva pela Poli-USP, e do Prof. Dr. Paulo Carlos Kaminski, do Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Escola, foi reconhecido com menção honrosa (área... Read More
CEA promove a palestra internacional Disk Brakes: Dynamics, Vibrations and Noise sobre novas soluções para minimizar o ruído em freios a disco
A palestra, em 5 de novembro, será ministrada pelo professor Peter Hagedorn, da renomada universidade TU Darmstadt, da Alemanha O Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) promove, em 5 de novembro, a palestra Disk Brakes: Dynamics, Vibrations and Noise, New Results, sobre novas soluções para a minimização... Read More




