Artigos Científicos

Proposta de um novo método para a avaliação da eficácia do processo de projeto e desenvolvimento do produto/Proposal of a new method for effectiveness evaluation in the product design and development process


Autor(es):
Netto, Adherbal Caminada; Kaminski, Paulo Carlos
Data:
2011
Palavras-chave:
Melhoria contínua. Método do incidente crítico. Eficácia. Projeto e desenvolvimento do produto. ServQual.
Keywords:
Continual improvement; Critical incident technique; Effectiveness; Product design and development; ServQual
DOI:
10.1590/S0103-65132011005000034

Resumo:

Este artigo aborda a avaliação do processo de projeto do produto do ponto de vista do projetista de nível superior. Com base nos resultados de uma fase de pesquisa preliminar, elabora-se um questionário de pesquisa abrangente, que é submetido a um grupo de projetistas de nível superior do setor automotivo, compreendendo as operações brasileiras de duas grandes montadoras, de dois fornecedores diretos (Tier 1) das montadoras e de uma montadora de caminhões e ônibus. Os dados obtidos através das respostas ao questionário são compilados, apresentados e discutidos dentro de cada ambiente organizacional. Faz-se então uma análise conjunta, a fim de identificar aquelas ações gerenciais consideradas pelo setor automotivo como sendo mais importantes, tanto para garantir, quanto para avaliar a eficácia do processo de projeto e desenvolvimento do produto. Classifica-se essas ações em ações gerenciais de garantia e de avaliação de acordo com critérios fornecidos pelas normas ISO da qualidade. Finalmente, com base nas ações gerenciais de avaliação, define-se indicadores e se propõe um índice de eficácia único e flexível, que pode ser calculado utilizando-se, tanto dados organizacionais, quanto setoriais para fins de avaliação comparativa e benchmark.


Abstract:
This paper addresses the subject of product design process evaluation from the designer's point of view. Based on the results of a preliminary research phase a comprehensive questionnaire is drawn up, and applied to a selected group of designers in the automotive industry, comprising Brazilian plants of two major car manufacturers, two Tier 1 suppliers and one lorry and bus manufacturer. Data provided by the answers are compiled, presented and discussed within each organizational environment. A combined analysis is then carried out in order to identify those management actions that are considered by the automotive industry as being more important for both assuring and evaluating the effectiveness of the product design and development process. Management actions are classified according to criteria supplied by the ISO quality management standards. Finally, based on the evaluation, management action indicators are defined and a single and flexible effectiveness index is proposed, which can be calculated using both company and industry data for evaluation and benchmark purposes.