Estudo da mudança na interface metal-metal para metal – PEEK (Poli-eter-eter-cetona) em componentes de transmissões mecânicas manuais visando o aumento da resistência ao desgaste
Autor(es):
Marson, Luigi; Massarani, Marcelo.
Data:
2017
Palavras-chave:
Keywords:
metal-PEEK,
DOI:
10.5151/engpro-simea2017-40
Abstract:
Um grande desafio foi colocado para a indústria automotiva, projetar transmissões eficientes que sejam capazes de rodar com baixos volumes de óleo sem afetar a robustez do projeto, tendo em vista que esta redução pode ter efeitos colaterais nocivos à vida da transmissão, como por exemplo aumento da incidência de desgaste. O tema desenvolvido neste trabalho vem ao encontro deste desafio propondo uma alternativa quanto ao aumento da resistência ao desgaste, introduzindo e detalhando questões de projeto de uma outra tendência crescente na industria automobilística, o uso de polímeros de alto desempenho na substituição dos aços convencionais. A idéia proposta neste trabalho trata especificamente do aumento da resistência ao desgaste que a mudança na interface metal-metal para metal-PEEK (poli-etereter-cetona) proporciona, buscando embasamento científico para tal em pesquisas recentes e ainda em desenvolvimento sobre a interação metal-PEEK e nas hipóteses que vêm sendo discutidas nos fóruns científicos, como por exemplo, o fenômeno da transferência de filme de PEEK, a fim de mostrar como a alteração tribológica de interfaces metal-metal por metal-PEEK podem aumentar a resistência ao desgaste (que neste trabalho foi cerca de cinco vezes). (p. 537-550 . In: . São Paulo: Blucher, 2017. ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2017-40)