Poli-USP recebe engenheiro da Fórmula 1 para palestra sobre carreira em esporte a motor
Aberto ao público, o evento mostrará como experiências em projetos estudantis e formações com reconhecimento internacional podem impulsionar carreiras globais em engenharia.
Enquanto São Paulo se prepara para o Grande Prêmio de Fórmula 1, em Interlagos, a Escola Politécnica da USP (Poli-USP) recebe um convidado especial que trilhou o caminho das salas de aula da Poli, passou pelas competições universitárias, obteve título de Doutor/PhD pela Poli com um período de estudo na Itália, e hoje atua no paddock da categoria mais prestigiada do automobilismo mundial.
No dia 4 de novembro de 2025, o engenheiro Felipe Marchesin, atualmente Power Unit Trackside Chief Engineer – Formula 1, da Mercedes AMG High Performance Powertrains, ministrará a palestra “Carreira de Engenharia e Esporte a Motor”, no campus da Cidade Universitária, em São Paulo. O evento é gratuito e aberto a estudantes de engenharia, profissionais da área e demais interessados em automobilismo.

Marchesin formou-se em Engenharia de Produção pela Poli-USP em 2006 e foi um dos fundadores da Equipe Poli de Baja, projeto estudantil promovido pela SAE Brasil que, há mais de duas décadas, desperta vocações e desenvolve competências técnicas e de liderança entre os alunos. Concluiu também mestrado e doutorado na instituição, com pesquisas aplicadas à dinâmica de veículos de competição, incluindo estágio doutoral na Università degli Studi di Brescia, na Itália — experiência conhecida como doutorado-sanduíche, que lhe conferiu o título de PhD em Dinâmica Veicular, sob orientação do prof. Dr. Roberto Spinola, do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli-USP.
Após passagens pela Volkswagen do Brasil e pela Giaffone Racing (ex-fabricante dos carros da Stock Car), Marchesin seguiu carreira internacional no automobilismo, atuando em equipes da Formula Renault, Formula 3 e Formula E, até chegar à Mercedes High Performance Powertrains, inicialmente trabalhando na equipe Mercedes EQE – Formula E, vencedora dos campeonatos de 2021 e 2022, e posteriormente com Formula 1, alocado inicialmente na Williams F1 e, atualmente, à Aston Martin F1. Desde 2009, sua formação internacional tem lhe permitido trabalhar entre o Brasil e a Europa, em diferentes categorias e projetos.
“O projeto Baja marcou a minha trajetória. Ao viver a engenharia na prática, percebi a importância dos fundamentos teóricos e tive a certeza de que queria seguir meu sonho de trabalhar com automobilismo”, relembra Marchesin.
Para o professor Dr. Marcelo Alves, coordenador do Centro de Engenharia Automotiva da Poli-USP, exemplos como o de Felipe Marchesin ilustram a força da formação oferecida pela Escola:
“As empresas reconhecem o diferencial dos alunos que participam de projetos como o Baja. Essas experiências desenvolvem competências técnicas e comportamentais essenciais para quem quer inovar e atuar em ambientes de alta performance”, afirma o coordenador.
O encontro integra as ações de aproximação entre alunos, egressos e o setor automotivo promovidas pela Poli-USP.
Palestra: Carreira de Engenharia e Esporte a Motor
Palestrante: Dr. Felipe Marchesin – Power Unit Trackside Chief Engineer, Mercedes AMG High Performance Powertrains / Aston Martin F1
Data: 4 de novembro de 2025, às 17h
Local: Escola Politécnica da USP – Departamento de Engenharia Mecânica
Av. Professor Mello Moraes, 2231 – Cidade Universitária
Entrada: gratuita e aberta ao público

		