Pesquisa propõe nova metodologia para processos de blindagem de automóveis
O programa Novos Cientistas, que compõe o Jornal da USP, entrevistou o prof. Dr. Guido Muzio Candido, colaborador do CEA da Poli-USP, sobre o seu estudo de doutorado na Escola Politécnica (Poli) da USP que testa, com sucesso, método que pode ser aplicado por qualquer blindadora de veículos no Brasil.
Reportagem de Antonio Carlos Quinto, em 24/07/2025
No Brasil, a blindagem de veículos é feita normalmente após os mesmos saírem das montadoras. Contudo, esses processos de proteção não seguem normas técnicas específicas ou procedimentos regulatórios. Neste sentido, uma pesquisa de doutorado realizada na Escola Politécnica da USP traz uma metodologia já testada com sucesso e que pode ser aplicada por qualquer empresa blindadora.
O autor do estudo é o pesquisador e especialista automotivo Guido Muzio Candido, convidado desta quinta-feira (24) do podcast Os Novos Cientistas. O título do estudo é DfA2, projeto para montagem e blindagem, como metodologia para o processo de manufatura de veículos civis blindados e Guido explicou que o termo DfA2 é sigla para Design for Assembly and Amoring, ou Projeto para Montagem e Blindagem, em português. O estudo teve a orientação do professor Paulo Carlos Kaminski.
O mercado está em expansão e o Brasil lidera o ranking mundial de produção de veículos civis blindados – à frente de Estados Unidos, México e Colômbia. Em seu estudo, Guido traz um raio-X do segmento e mostra que a blindagem de automóveis é ainda um universo pouco compreendido, tanto pelo cliente quanto pelas blindadoras (oficinas especializadas). Assim, o trabalho propõe uma revisão profunda e inédita do processo de blindagem de veículos civis: do projeto detalhado à produção, passando pela rastreabilidade dos materiais de proteção e pelos testes automotivos e, quando necessário, testes virtuais balísticos, até chegar à entrega ao consumidor.
A íntegra da entrevista está no link Novos Cientistas.
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