Professor do CEA discute eficiência energética em Simpósio da SAE Brasil

O Prof. Dr. Marcelo Massarani, integrante do CEA, foi um dos palestrantes do 8º Simpósio SAE BRASIL de Motores, Transmissões e Lubrificantes, realizado no dia 15 de maio, em Belo Horizonte (MG). O evento discutiu as metas de eficiência energética determinadas pelo programa Inovar-Auto e como a indústria está se adaptando para atendê-las e, assim, produzir veículos mais eficientes e econômicos.

Na palestra de abertura, “Eficiência Energética e Inovar-Auto”, o professor Marcelo Massarani ressaltou que o atendimento às novas metas de eficiência energética exige motores e transmissões tecnologicamente mais avançados do que os disponíveis hoje no mercado brasileiro. É uma oportunidade para o desenvolvimento da capacidade tecnológica local, pois o Inovar-Auto oferece incentivo significativo às atividades de P&D – Pesquisa e Desenvolvimento para as fabricantes de automóveis. Segundo o professor, se o incentivo for aproveitado de forma inteligente no desenvolvimento de tecnologia no País, pode gerar ganhos no produto e fortalecer toda a cadeia de sistemistas e fabricantes de autopeças.

O 8º Simpósio SAE BRASIL de Motores, Transmissões e Lubrificantes apresentou palestras de outras instituições de ensino: “Eficiência Energética em Veículos: Perspectivas e Desafios”, do professor Sérgio Hanriot, da Pontifícia Universidade Católica (PUC); e “Projetos de Pesquisa em Andamento no CTM UFMG”, do professor Ramon Molina, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também participaram palestrantes de empresas do setor automotivo (Fiat Powertrain, Aethra, Magneti Marelli e Petronas).  


Notice: Undefined index: single-banner-category in /home/automotiva/public_html/wp-content/themes/newsstand/single.php on line 111