Proposta

Uma nova realidade formou-se para o setor automotivo brasileiro. Seus produtos/serviços têm que competir em preço e qualidade com similares estrangeiros, tanto no mercado nacional quanto no exterior. Isso força a empresa instalada no Brasil, seja ela brasileira ou não, a assimilar e desenvolver continuamente novas tecnologias e produtos/serviços, visando reduzir custos sem perder a qualidade, e com isto se manter competitiva no mercado cada vez mais globalizado.

Não é difícil de ser observada a presença de nações e empresas que assumem a liderança em certos segmentos de mercado graças a uma administração eficaz dos recursos disponíveis e principalmente de um corpo de profissionais altamente capacitados para exercerem suas funções.

O objetivo do Curso de Especialização em Engenharia Automotiva é preparar, atualizar e qualificar profissionais de nível superior sobre os produtos/serviços e processos industriais do setor automotivo, fornecendo uma visão e competência abrangentes para abordar os diferentes problemas técnicos e de gestão característicos do setor.

O curso tem carga horária de 372 horas-aula (14 disciplinas), sendo que o prazo máximo para conclusão do curso é de dois anos e meio. São 48 horas-aula distribuídas em duas disciplinas obrigatórias e 324 em disciplinas optativas. As aulas são realizadas às sextas feiras das 18:30 às 22:30 horas e aos sábados das 8:00 às 13:00 horas, totalizando a cada final de semana 9 horas. Cada disciplina é oferecida ao longo de quatro finais de semanas, intercalando os mesmos através de “pacotes” de duas disciplinas. As aulas são ministradas no Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP, situado no campus da Cidade Universitária, São Paulo.

O aluno também deverá desenvolver uma monografia, de forma individual, que será avaliada por uma banca de professores. O tema da monografia deverá ser pertinente à engenharia automotiva, procurando focar na solução de um problema real da empresa.

A coordenação do curso está a cargo dos Professores Paulo Carlos Kaminski  e Marcelo Massarani, do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP. O corpo docente, em sua maioria Doutores em Engenharia, é formado por professores da Universidade de São Paulo e por Especialistas convidados, todos com efetiva atuação profissional no setor automotivo e na educação em engenharia.

Trata-se de um curso de especialização formal da Universidade de São Paulo, e portanto, o aluno que concluir o mesmo, receberá um Certificado de Especialista em Engenharia Automotiva, emitido pela Universidade de São Paulo, reconhecida internacionalmente como a melhor Universidade de Pesquisa do Brasil.