Como o Brasil pode atingir a liderança mundial em combustíveis renováveis

O Brasil tem de aproveitar, agora, a oportunidade de se tornar líder no mercado global de combustíveis renováveis, mas, para isso, precisa haver uma política estratégica governamental forte de promoção e apoio ao desenvolvimento de motores eficientes e competitivos. Essa oportunidade existe agora, no momento atual – pode passar, e ser perdida, se não for aproveitada.

Esta é a principal conclusão, segundo o Prof. Dr. Ronaldo Salvagni, do painel As Novas Tecnologias da Indústria Automobilística para o Uso de Biocombustíveis e Combustíveis Alternativos. Ele é coordenador do CEA e foi o mediador do painel, que teve a participação de Francisco Nigro, também professor da Poli-USP; Edson Orikassa, gerente da Toyota; e Mario Massagardi, diretor de Engenharia e Vendas da Bosch Brasil.

O professor Ronaldo Salvagni destaca que os palestrantes apresentaram novos e interessantes desenvolvimentos tecnológicos associados principalmente ao uso do etanol, com ênfase em motores flex-fuel. “Essa evolução é oportuna e necessária, uma vez que os motores a etanol e flex-fuel, em particular, atualmente têm rendimento e eficiência muito baixos, precisando melhorar. Há investimento em pesquisas especialmente pelos sistemistas, como a Bosch, mas essas ações acabam restringidas por focarem apenas o mercado local brasileiro, dominado por veículos pequenos e de baixo custo”.

Apesar de o Brasil ter potencial para se tornar o maior fornecedor mundial de combustíveis renováveis, em termos do etanol, e aparentemente ter interesse na participação desse mercado global, Ronaldo Salvagni explica que não há uma política estratégica governamental de promover e apoiar o desenvolvimento de motores eficientes e competitivos que utilizem esse combustível. “Nenhum outro país vai desenvolver motores para usar combustível fornecido pelo Brasil – se o Brasil não fizer isso, ninguém vai fazer por ele. E, sem bons motores, será difícil conquistar a preferência global pelo etanol como fonte de energia limpa e renovável para veículos”, conclui o professor.

O painel As Novas Tecnologias aconteceu no dia 18 de março, em São Paulo (SP), durante o Seminário Internacional de Biocombustíveis. O evento foi promovido pelo Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e pelo Conselho Mundial do Petróleo (WPC – World Petroleum Council). 

 


Notice: Undefined index: single-banner-category in /home/automotiva/public_html/wp-content/themes/newsstand/single.php on line 111