Veículo portátil para idosos desenvolvido por alunos da Poli-USP é premiado no Fórum PACE nos EUA

Com o projeto XD, veículo portátil para idosos, os alunos da Poli-USP tiveram bons resultados na competição anual Global Vehicle Development Project, entre renomadas universidades de todo o mundo, que integram o Programa PACE (Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education), liderado pela General Motors. A competição aconteceu durante o Fórum PACE 2018 no final de julho, na sede da montadora, em Warren, EUA. A equipe da Poli obteve a seguinte classificação:

– 1ª lugar na categoria Manufacturing Engineering

– 2º lugar em Product Engineering

– 3º lugar em Market Research

– 3º lugar na classificação geral

– Prêmio: Siemens PLM Software Excellence Award (melhor uso dos softwares da Siemens, um dos parceiros do Programa PACE)

Os alunos da Poli-USP participaram do time 3, formado também por alunos do Instituto Mauá de Tecnologia e de mais cinco instituições estrangeiras. Eles desenvolveram e apresentaram o protótipo funcional do XD, veículo portátil voltado para idosos de centros urbanos, que complementa o transporte público em pequenas distâncias. O desafio da competição, que durou dois anos (2017-2018), era desenvolver uma solução de mobilidade individual para cidades – Personal Urban Mobility Acess (PUMA), considerando usuários entre 53 e 71 anos de idades. O time da Poli-USP realizou pesquisa de mercado na cidade de São Paulo para o desenvolvimento do projeto XD.

Os alunos da Poli-USP são supervisionados pelo Prof. Dr. Marcelo Alves, do Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Escola.

O Brasil é o único país da América do Sul que participa do Programa PACE – a Poli-USP ingressou em 2005 como a primeira escola brasileira selecionada pelo Programa. Mais recentemente o Instituto Mauá de Tecnologia e o Centro Universitário FEI também passaram a integrar o PACE.


Notice: Undefined index: single-banner-category in /home/automotiva/public_html/wp-content/themes/newsstand/single.php on line 111