Alunos da Poli-USP participam em dezembro da Competição Fórmula SAE Brasil

A equipe Poli Racing, formada por alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, vai disputar a 14ª Competição Fórmula SAE Brasil, de 30 de novembro a 3 de dezembro, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, SP.

Com 65 equipes inscritas, a competição bateu recorde histórico e atraiu número bem maior do que a edição passada (em 2016, foram 50 equipes). Este ano, mais de mil universitários do Brasil e do Exterior (Argentina, Colômbia e Egito) participaram do projeto e construção dos veículos de alto desempenho que estarão nas pistas (50 a combustão e 15 elétricos). O Estado de São Paulo possui o maior número de equipes inscritas (21), com a participação de cerca de 400 universitários.

Desde 2008, quando a Poli Racing foi criada, os alunos são acompanhados, no desenvolvimento dos veículos, pelo professor orientador Marcelo Alves, do CEA – Centro de Engenharia Automotiva da Poli-USP.

Provas – Durante a 14ª Competição, em Piracicaba, os projetos serão avaliados – desde a concepção técnica até a viabilidade comercial – por juízes, que são engenheiros da indústria da mobilidade. Na sexta-feira, 1º de dezembro, os projetos passarão por provas estáticas de segurança (frenagem, ruído e inclinação) e design (custo, projeto e negócios). No dia seguinte, os estudantes farão as apresentações orais dos projetos e os veículos enfrentarão provas dinâmicas (aceleração em reta de 75 metros; contorno em círculo à direita seguido de círculo à esquerda no menor tempo possível; e volta em pista montada por cones, prova que define o grid de largada do dia seguinte). No último dia da competição, haverá a prova mais disputada: o enduro de resistência com 22 km, realizado numa pista travada, que exige muito dos carros e pilotos.

Carros – Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 710 cm³. Já os elétricos são tracionados por motores elétricos, alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para alcançar velocidade superior a 100 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3.7s. Na competição, a recarga das baterias é realizada em carga lenta, numa área com alto nível de segurança, em tomada especial de 220 volts trifásica.

A construção dos veículos deve obedecer às normas do regulamento da competição, que está disponível no portal da SAE Brasil (portal.saebrasil.org.br), que exige das equipes, com até 20 integrantes, especialização nos variados sistemas que compõem um veículo do tipo fórmula, como powertrain, freios, direção, suspensão e chassis.

História – Os carros Fórmula SAE surgiram nos Estados Unidos, em 1981. As competições de veículos a combustão são realizadas em diversos países, além de Brasil e Estados Unidos, como Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Inglaterra, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com as regras definidas pela SAE International. O Brasil integrou o grupo Top Ten duas vezes, na disputada competição da categoria nos Estados Unidos.

Já as competições de veículos elétricos são realizadas na Alemanha, Austrália, Inglaterra e Itália, além de Brasil e Estados Unidos. O Brasil ingressou no circuito em 2012, com o objetivo de ampliar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos das novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas tendências da engenharia. Na categoria, o Brasil é bicampeão nos Estados Unidos.

14ª Competição Fórmula SAE BRASIL
Data: 30 de novembro a 3 de dezembro de 2017.
Local: Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) – rodovia SP 135, km 13,5, Piracicaba – SP.
Dia 1º (sexta-feira), das 9h às 16h – Provas estáticas (inspeção técnica e avaliações de custo, design, freios, ruído e inclinação).
Dia 2 (sábado), das 9h às 16h – Apresentações orais e provas dinâmicas (aceleração, manobrabilidade e autocross).
Dia 3 (domingo), das 9h às 12h – Enduro de resistência.


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