Proposta

Uma nova realidade formou-se no segmento da mobilidade no Brasil. As novas tecnologias  no  transporte  (individual,  coletivo  e  industrial),  a  evolução  da mobilidade autônoma, os impactos da transformação digital e a conectividade nos veículos urbanos e rurais, requerem a criação de novas abordagens para mobilidade e logística que sejam sustentáveis, escaláveis e fáceis de usar para os clientes em potencial. 

O mercado exige profissionais e líderes cada  vez  mais  capacitados  em  gestão  de  projetos  da  mobilidade  e  no conhecimento das novas tecnologias que envolvam o desenvolvimento de novos produtos e serviços com uso de ferramentas da qualidade. Essas tecnologias, atuando  de  forma  integrada,  oferecem  aos  usuários  uma  mobilidade  mais conectada e segura, com custos e qualidade otimizados.

Neste contexto, a  Especialização em Engenharia da Mobilidade da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo ajuda os profissionais a crescerem em suas carreiras. O curso, com conteúdo diferenciado é ministrado de forma inovadora, realizado na modalidade de ensino à distância  (EAD):  não  presencial,  mas  síncrono. Ou seja, as aulas são ministradas ao vivo,  contando, sempre que necessário, com o auxílio de um tutor.

Os alunos têm todas as dúvidas sanadas durante as aulas e a oportunidade de interagir com outros profissionais para a troca de experiência e informações.

A coordenação do curso está a cargo dos Professores Paulo Carlos Kaminski  e Marcelo Massarani, do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP.

O corpo docente, em sua maioria Doutores em Engenharia, é um grupo seleto e único, formado por professores da Universidade de São Paulo e especialistas convidados.  Todos  com  grande  experiência  profissional  (nacional  e internacional) na área da mobilidade e em sistemas de ensino/aprendizagem.

 

Objetivo

 

O objetivo do Curso de Especialização em Engenharia da Mobilidade é preparar, atualizar e qualificar profissionais de nível superior através de uma abordagem multidisciplinar  dos  sistemas  de  mobilidade,  fornecendo  uma  visão  e competência abrangentes para abordar os diferentes problemas técnicos e de gestão,  característicos  do  setor  com  atuação em empresas das seguintes áreas:

  • transporte público
  • compartilhamento  de  mobilidade
  • indústria  de  veículos automotores (veículos de passageiros, rodoviários e agrícolas)
  • serviços e logística 
  • gestão e controle da mobilidade 
  • segurança dos transportes.
Quais os dias e horários das aulas?

 

As aulas são ministradas três vezes por semana e os horários variam de acordo com o dia:

  • Terça-feira das 19h às 22h
  • Quinta-Feira das 19h às 22h
  • Sábado das 8h às 13h
Qual a duração do curso?

 

O prazo para a conclusão do curso é de dois anos. Cada ano letivo é composto por quatro ciclos, cada um com cerca de dois meses e meio de duração.

Onde as aulas são ministradas?

 

Através  de um  processo  de  aprendizagem  avançado,  completo,  dinâmico  e eficiente, as aulas síncronas online são ministradas por meio de plataformas digitais (Google Meeting e e-Disciplinas/USP).

Qual a carga horária?

 

A carga horária total do curso é de 432 horas-aulas. Sendo 372 horas-aulas em disciplinas sobre Engenharia da Mobilidade e as demais 60 horas-aulas para a monografia.

Como são as avaliações?

 

As  avaliações  finais  das disciplinas,  bem  como  a  apresentação  da  monografia  serão  presenciais na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. 

A monografia, desenvolvida de forma individual, será avaliada por uma banca de professores. E o tema deverá ser pertinente à Engenharia da Mobilidade, procurando focar na  solução de um problema real da empresa.

Como é a certificação do curso?

 

O aluno que concluir o curso receberá um Certificado de Especialista em Engenharia da  Mobilidade, emitido pela Universidade de São Paulo, reconhecida internacionalmente como a  melhor Universidade de Ensino e Pesquisa do Brasil. 

Por trata-se de um curso de especialização formal, da Universidade de São Paulo, o aluno que for aprovado receberá um certificado igual aos cursos presenciais.

O curso é credenciado junto ao Ministério da Educação?

 

Sim, o curso possui credenciamento junto ao MEC, conforme a Portaria nº 48, de 22 de janeiro de 2013.

Para quem é o curso?

 

O curso foi desenvolvido para gestores, líderes, engenheiros e outros profissionais graduados que atuam na indústria e serviços da mobilidade, tais como máquinas agrícolas, veículos e equipamentos  rodoviários,  automóveis  e  motocicletas,  interessados  em tecnologia, conectividade e gestão, com foco em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Inscrições

 

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição neste link. A taxa de inscrição é de R$ 400. E o processo seletivo é feito com base no currículo do candidato, que deve ter formação superior. Outras informações sobre o curso podem ser obtidas na Secretaria de Engenharia Automotiva da Poli-USP, pelo e-mail mpauto@usp.br, WhatsApp (11) 95671-6462 ou neste site (http://www.automotiva-poliusp.org.br/pos-graduacao/especializacao/).