Docentes

■ Coordenador do Curso: Paulo Carlos Kaminski

Engenheiro Naval (USP/1986), Administrador de empresas (USP/1990) e Doutor em Engenharia Mecânica (USP/1992). Tem experiência em pesquisa e ensino na grande área da mecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de produto, metodologia do projeto, educação continuada e internacionalização da engenharia. De 2009 a 2014 foi pesquisador visitante do Instituto de Pesquisas da Indústria de Autopeças do Japão (Universidade de Waseda). Na Poli-USP, é professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica; presidente da Comissão de Cultura e Extensão; coordenador acadêmico do Programa de Educação Continuada (PECE); coordenador do Centro de Engenharia Automotiva (CEA); coordenador do curso de Especialização em Engenharia da Mobilidade e do curso de Especialização em Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços (MBA/USP). É colaborador internacional do CIRST (Centre interuniversitaire de recherche sur la science et la technologie) de Quebec (Canadá) e membro do Conselho Gestor do programa ROTA-2030 -Brasilia-DF. (http://sites.poli.usp.br/p/paulo.kaminski)


■ Vice-Coordenador do Curso:  Marcelo Massarani

Engenheiro Mecânico (USP/1987) e Doutor em Engenharia Mecânica (USP/1998). Professor da Escola Politécnica da USP onde ministra cursos de graduação, pós-graduação e atualização desde 1988, nas áreas de metodologia do projeto, engenharia e análise do valor, cálculo estrutural e dinâmica veicular. Consultor de empresas para a concepção e desenvolvimento de produtos. Pesquisa e desenvolve técnicas para o uso da criatividade, inovação, métodos de comunicação precisa em ambiente empresarial e aplicações da análise e engenharia do valor. Diretor Acadêmico da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva e Conselheiro do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva.


■ Alexandre de Almeida Guimarães 

Engenheiro Elétrico (PUC/1998), Mestre em Engenharia Elétrica (USP/2003) e MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação (FIA/2007). Diretor de Global Validation for Connected infotainment and Telematics na General Motors nos EUA, atuando desde 1993 na mesma empresa. Durante sua carreira exerceu diversas funções como Diretor de Engenharia Elétrica, Eletrônica, Software e Térmica da GM América do Sul; Gerente Sênior de Operações de Engenharia de Produto; Gerente Assessor Técnico Executivo e Engenheiro representante da GM América do Sul na GM Europa (Opel Alemanha), entre outros. 


■ André de Arruda Falcão Maranhão

Engenheiro Mecânico (UPE/2006) e Especialista em Engenharia Automotiva (USP/2012). Gerente de Gestão dos Projetos de Treinamento para a Rede de Concessionários da Audi do Brasil com 14 anos de experiência em montadoras automotivas, responsável pelo curso de Veículos Híbridos e Elétricos da Associação de Engenheiros Automotivos (AEA) e membro do Comitê de Mecatrônica da Deutsche-Brasilianische Industrie- und Handelkammer – AHK. Foi professor universitário na Faculdade SENAI-SP e como profissional da área automotiva, atuou em todas as etapas do processo, desde o planejamento e até o lançamento do primeiro veículo totalmente elétrico produzido em série a circular no Brasil. Membro do Grupo de Trabalho da Eletromobilidade e Tecnologia de Powertrain & Eletrificação na AEA.


■ Antonio Cesar Amaru Maximiano 

Administrador de Empresas (USP/1974), Mestre em Administração (USP/1977), Doutor em Administração (USP/1984) e Livre-Docente (USP/1989). Até 2017, foi Professor de Administração na Faculdade de Economia e Administração da USP. Em 1985, fez parte do grupo que instituiu a FIA – Fundação Instituto de Administração, onde trabalhou como Coordenador de Projetos até 2020. Em 1986, participou do grupo que fundou o Capítulo Brasil do Project Management Institute, posteriormente PMI São Paulo Chapter. Em 1991, foi consultor da International Tropical Timber Organization, em Yokohama, para a criação de um modelo de gestão de projetos de financiamento. Em 2009, foi Professor convidado da Université François Rabelais (Tours, France, 2009). Atualmente, é Coordenador Acadêmico no PECEGE, em Piracicaba. É professor de Gerenciamento de Projetos no PECE. Autor de diversos livros didáticos sobre administração.


■ Dalício Guiguer Filho

Diretor Geral de Planejamento e Programas de Produto e membro do Comitê Executivo da General Motors América do Sul. Formado em Engenharia Elétrica (FEI/1995), pós-graduado em Administração (USP/1999) e Mestre em Engenharia Automotiva (USP/2005), atua desde 1998 na General Motors, onde desenvolveu sua carreira em áreas relacionadas ao Desenvolvimento do Produto, exercendo diversas funções técnicas e de liderança. Expatriado para a GM Europa (2004-2007) e GM Japão (2015-2016) atuou no planejamento, desenvolvimento e implementação de projetos globais, liderando equipes multiculturais e multifuncionais. Em paralelo às atividades na indústria, é colaborador e professor do Centro de Engenharia Automotiva (CEA) e do Programa de Educação Continuada (PECE), ambos da Escola Politécnica da USP. LinkedIn:https://br.linkedin.com/in/dalicio


■ Diolino José dos Santos Filho

Engenheiro Eletricista com ênfase em Micro-Eletrônica pela Escola Politécnica da USP (1988) , Mestre em Engenharia de Automação e Sistemas pela Escola Politécnica da USP (1993), Doutor em Engenharia de Automação e Sistemas pela Escola Politécnica da USP (1998) e Livre-Docente pela Escola Politécnica da USP (2000) na área de Automação da Manufatura e Robótica. Desde 2000 é Professor Associado da Escola Politécnica da USP. Desde 1999 é membro do Laboratório de Sistemas e Automação da EPUSP. Atua como Tutor do Programa de Educação Tutorial – PET – Automação e Sistemas desde 2009. É Vice Presidente do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação do Programa de Educação Tutorial da USP (CLAA PET-USP) desde 2016. É Vice Interlocutor do Programa de Educação Tutorial da USP junto à SESu/MEC desde 2016. Desde 1989 atua na área de Engenharia Mecatrônica, com foco em Automação de Sistemas com experiência em modelagem, análise e controle de sistemas produtivos, robôs colaborativos e robôs móveis (VATs). Nesta área desenvolve pesquisa para validação e verificação de arquiteturas lógica e física de controladores programáveis; projeto de sistemas de controle de tarefas de Veículos Autônomos de Transporte e Transportadores Inteligentes; projeto de Sistemas Instrumentados de Segurança – SIS para sistemas críticos e; projetos de Comissionamento Virtual. Neste contexto a pesquisa está focadas em técnicas que contemplam sistemas Ciber Físicos (CPS), Internet das Coisas (IoT), Realidade Virtual e Gêmeos Digitais baseados no conceito de Indústria 4.0 e a arquitetura RAMI 4.0. Atua também em bioengenharia na área de desenvolvimento de sistemas de controle de Dispositivos de Assistência Ventricular aplicando o conceito de Saúde 4.0 e Segurança Inerente para o projeto destes sistemas segundo uma abordagem mecatrônica.


■ Emilio Carlos Baraldi

Engenheiro Mecânico (UMC/1989), Mestre em Engenharia Automotiva (USP/2006), MBA (FIA/2009), Doutor em Engenharia Mecânica (USP/2017). Atualmente é Pós-Doutorando pela Universidade de São Paulo no CEA e professor do Centro de Engenharia Automotiva (CEA) e do Programa de Educação Continuada (PECE), ambos da Escola Politécnica da USP. Possui mais de 30 anos de experiência na indústria na área de fabricação, onde seu foco principal é implementação e desenvolvimento de processos de fabricação e solução de problemas na indústria automotiva. Seus temas de interesse são: processo de desenvolvimento do produto, desenvolvimento do processo produtivo, lean manufacturingrecall e qualidade.


■ Fabio Hildebrand Russo

Engenheiro Mecânico (UNICAMP/1996) e Mestre em Engenharia Mecânica (UNICAMP/1999). Atualmente é supervisor do grupo de Cálculos Veiculares na Volkswagen do Brasil – Matriz. Tem experiência na área automotiva, com amplo conhecimento na área de simulações, tendo atuado em projetos de suspensões de veículos de passeio e comerciais, assim como no desenvolvimento estrutural de carrocerias de veículos monobloco para atender aos requisitos de crash da Latin NCAP.


■ Fabrício Junqueira

Engenheiro Mecânico (USP/1998), Administrador (USP/2002), Mestre em Engenharia Mecânica (USP/2001) e Doutor em Engenharia Mecânica (USP/2006). Tem experiência na área de engenharia mecânica, com ênfase em mecatrônica, atuando principalmente nos seguintes temas: rede de petri, simulação a eventos discretos, indústria 4.0. Atuou como analista de sistemas (desenvolvimento) no Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) de 2005 a 2008. Desde 2006 é membro do laboratório de sistemas de automação da EPUSP e a partir de 2009 é docente em regime de dedicação integral. Desde o mestrado atua no desenvolvimento de técnicas para a modelagem, simulação e controle de sistemas a eventos discretos utilizando ferramentas como Rede de Petri. Atualmente tem interesse no estudo e desenvolvimento de técnicas para modelagem, análise e controle de sistemas baseados nos conceitos de indústria 4.0, considerando-se o RAMI 4.0, e as tecnologias que dão suporte à indústria 4.0, como por exemplo, sistemas cíber físicos (CPS), internet das coisas (IoT), orientação à serviços (SOA), machine-to-machine (M2M), gêmeo digital, realidade virtual, etc.


■ Guido Muzio

Engenheiro Mecânico (Eng. Mauá/1997), Pós-graduado em Engenharia Mecânica Automobilística (FEI/1998), Mestre Profissional em Engenharia Mecânica Automotiva (Poli-USP/2005), Doutorando em Engenharia Mecânica (Poli-USP). Possui experiência profissional desde 1997 em indústrias automotivas (BMW, Ford, GM e PSA) com ênfase em engenharia de desenvolvimento de novos produtos automotivos, reduções de custos dos produtos, engenharia avançada, gestão de patentes na engenharia de produtos, gestão e auditoria de qualidade de processo e de fornecedores. Atuou como gerente técnico em projeto, processo, qualificação e validação de materiais e veículos civis blindados da BMW no Brasil com certificação balística pelo Instituto Beschussamt Ulm, órgão oficial do governo alemão. Trabalhou como engenheiro de testes e homologação de veículo elétrico. É perito judicial no TJSP. Atua desde 2016 como professor orientador de monografia no curso de MBA em Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços no Programa de Educação Continuada (PECE) da Poli-USP. Temas de interesse: processo de desenvolvimento do produto automotivo, qualidade do produto e processo automotivo, segurança e blindagem veicular. Linkedin: linkedin.com/in/guidomuzio


■ Guilherme Canuto da Silva

Engenheiro Mecânico (UNISANTA/2003), Mestre em Engenharia Mecânica Automotiva (USP/2008), Doutor em Engenharia Mecânica (USP/2013) e Pós-Doutor (USP/2018). Desenvolveu parte de suas pesquisas de doutorado na Technische Universität Darmstadt na Alemanha, como bolsista do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD). Como engenheiro, Guilherme tem 10 anos de experiência em projeto de sistemas de manufatura automotiva (1999-2009). Toda sua experiência foi desenvolvida no departamento de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil (VWB). De 2009 a 2010 exerceu ainda o cargo de Gestor de Unidade no departamento de Armação de Carrocerias, sendo um dos responsáveis pela manufatura dos principais modelos produzidos pela Volkswagen no Brasil. Desde 2013 é colaborador do Centro de Engenharia Automotiva da EPUSP e em 2015 passou a integrar o quadro de professores da Universidade Federal do ABC (UFABC). É professor dos cursos de Engenharia de Gestão e de Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica. É editor-chefe do periódico científico Journal of Production and Automation (JPAUT). Suas pesquisas se concentram nos seguintes temas: modelagem de sistemas a eventos discretos, tecnologias de fabricação, inteligência artificial, Indústria 4.0, energias renováveis e prototipagem.


■ Hugo Paulo Ehrentreich 

Economista (PUC/1974), Pós Graduado em Administração Contábil e Financeira (FGV/1984) e Mestre em Ciências Contábeis (FECAP/2009). Sócio da HPE Learning Treinamento e Gestão Empresarial Ltda e foi docente na Trevisan Escola de Negócios, nas Disciplinas Governança Corporativa e Sustentabilidade, também lecionou na Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação ESAMC, foi Diretor de Finanças (CFO) na Schaeffler do Brasil, entre outros..


■ Iliada Silva Alves de Castro 

Mestre e Doutora pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Docente dos cursos de pós-graduação, especialização e MBAs da Fundação Vanzolini -USP, PECE-USP e FIA e Idea9. Pesquisa os temas: Comunicação Oral e Escrita, Equipes de Alto Desempenho, Administração de Conflitos e Soft Skills. Sócia-fundadora do Instituto de Desenvolvimento de Excelência Pessoal e Empresarial – INDEPE, ministra cursos in company. Criadora, juntamente com Ricardo Buonanni, do workshop Transformando Sonhos em Realidade, com mais de 50 edições. Desde 2016 mantém o canal no Youtube: Ilíada de Castro.Ganhou 2 vezes Prêmio de Melhor Professor no Curso de Especialização em Gestão de Projetos da Vanzolini e foi avaliada como Professora Nota 10 no CCAN da Vanzolini e na Pós de Sustentabilidade da FIA. Premiada com Certificado de Excelência Didática no Programa de Gestão de Projetos da FIA.


■ João Francisco Justo Filho

Bacharel em Física (USP/1988), Mestre em Física (USP/1991), Ph. D. em Nuclear Engineering (MIT/1997) e Livre-Docente em Nanodispositivos e Nanotecnologia (USP/2007). Docente do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo desde 2001, ocupando os cargos de Professor Doutor (de 2001 a 2006), Professor Associado (de 2007 a 2017) e Professor Titular (desde 2017). Foi Associate Researcher no Massachusetts Institute of Technology (de 1997 a 1998) e Visiting Professor na University of Minnesota (de 2007 a 2008). É vice-diretor do Centro Interunidades de História da Ciência da Universidade de São Paulo (CHC-USP) (desde 2016) e vice-coordenador de grupo de pesquisa Khronos junto ao Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP). É representante da área de Ciência Exatas na Câmara de Avaliação Institucional (CAI) da Universidade de São Paulo (eleito para mandato de 2018 a 2021). Foi eleito em 1996 como membro titular da sociedade honorífica Alpha Nu Sigma da American Nuclear Society e em 1998 como membro titular da sociedade honorífica Sigma Xi – The Scientific Research Society. Atualmente, é editor associado da revista científica Polytechnica (Springer International). Tem experiência na área de ciências dos materiais, com foco na modelagem computacional de materiais nanoestruturados a partir de simulações atomísticas, usando métodos clássicos e quânticos. Atua ainda na área de sistemas eletrônicos embarcados, nanodispositivos e nanosensores.


■ Leandro Vieira da Silva Macedo

Engenheiro Mecânico (FURG/1985) e Mestre em Engenharia Mecânica (USP/1991). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia automotiva, desenvolvimento de veículos por simulações virtuais – CAE, cálculo estrutural, desenvolvimento de carroceria e chassi de veículos de passeio, método dos elementos finitos, dinâmica veicular, plasticidade e segurança veicular. Atualmente, é supervisor na Volkswagen do Brasil e professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli-USP.


■ Marcelo Colpas da Silva

Engenheiro Mecânico (USP/1995) e Mestre em Engenharia Mecânica (USP/2007). Tem vinte e cinco anos de experiência profissional, tendo atuado como engenheiro em diferentes departamentos da Volkswagen do Brasil, como engenharia industrial, engenharia de manufatura, qualidade e logística central. Coordenou várias atividades de planejamento e implementação de equipamentos para a operação da logística interna de fábrica envolvendo a integração das áreas de recebimento de materiais, de depósito e de supermercados logísticos com as linhas de produção das plantas da Volkswagen no Brasil. Docente do centro de especialização automotiva da Escola Politécnica (CEA) USP e do programa de educação continuada da Escola Politécnica (PECE) USP.


■ Ricardo Rodrigues Buonanni

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (USP/1979) e em Administração (Mackenzie /1990). É Practitioner e Master Pratitioner em PNL; Coordenador em Dinâmica de Grupos pela SBDG. Com uma carreira de 18 anos em empresas de grande porte na área de transportes. Diretor de Recursos Humanos da CMTC no período de 1989 a 1992. Secretário Nacional de Recursos Humanos (convidado) no Ministério da Administração do governo federal do Brasil em 1993. Atua desde 1994 como consultor e professor em treinamento e desenvolvimento. Atualmente é gestor do Instituto de Desenvolvimento Pessoal e Empresarial INDEPE SS. Tem experiência na área de administração, com ênfase em administração. Atua como professor convidado em diversas Instituições de Ensino como: Programa de educação continuada da Escola Politécnica da USP; Especialização em engenharia automotiva da USP; SAE-Brasil; Fundação Vanzolini, FIA entre outras. Prêmio de Excelência Didática em Educação Executiva pela FIA em 2018 e 2019. Produz e apresenta um canal educacional no YOUTUBE com 240 vídeos no ar.


■ Ronaldo de Breyne Salvagni

O professor Ronaldo Salvagni fundou, em 2003, o Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Poli-USP e foi seu coordenador de 2003 a 2016 – sendo atualmente conselheiro do CEA. Engenheiro Naval (USP/1975) e Doutor em Engenharia Naval (USP/1981). Com experiência nas áreas de engenharia mecânica e naval, com ênfase em projeto integrado, análise estrutural, elementos finitos, reciclagem e dinâmica de veículos. Foi o mentor e coordenador do mestrado profissional em engenharia automotiva da Poli-USP, lançado no ano de 2000 como o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu em engenharia automotiva do Brasil. Atualmente, é membro da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva e professor titular (sênior) do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli-USP.