Trabalho de professor da Poli Mecânica é premiado em Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva

simea2013

O trabalho Controle de Emissão de Compostos Orgânicos com Base no Potencial de Formação de Ozônio foi eleito o melhor do 21º Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva (Simea), promovido pela Associação de Engenharia Automotiva (AEA), nos dias 22 e 23 de agosto, em São Paulo.

Os autores do estudo são o professor Francisco Nigro (Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica-USP), Gabriel Murgel Branco e Fábio Branco (EnvironMentality) e Alfred Szwarc (ADS).  No total, o simpósio teve a inscrição de 60 trabalhos técnicos, dos quais oito receberam menção honrosa.

O paper premiado propõe o conceito a ser utilizado para regulamentação da emissão de etanol não queimado pelos veículos flex e detalha o procedimento de cálculo que permite utilizar o valor limite de emissão de hidrocarbonetos já definido para gasolina. O benefício é o controle adequado do etanol não queimado na combustão.

Segundo o Prof. Francisco Nigro, a emissão de etanol não queimado nos escapamentos dos motores flex atualmente não está limitada, o que pode causar aumento da formação de ozônio na baixa atmosfera, prejudicando a saúde.

O trabalho premiado calcula o potencial de formação de ozônio das principais classes de compostos orgânicos no escapamento do veículo operando com etanol, e usa essa base comum para comparar os resultados com os valores internacionais definidos para gasolina.

O estudo faz parte do que vem sendo tratado no Grupo de Trabalho sobre Álcool Não Queimado da AEA, coordenado pelo professor Nigro, e fará parte de documentação a ser encaminhada ao IBAMA propondo nova regulamentação da emissão de álcool não queimado por veículos automotores até 2017. (Fábio Galvão)

 

 

 


Notice: Undefined index: single-banner-category in /home/automotiva/public_html/wp-content/themes/newsstand/single.php on line 111