Simpósio Competing in the Sky and on the Ground reúne 90 profissionais e pesquisadores do setor automotivo

Realizado no sábado, 16 de junho, na Poli-USP, o Simpósio Internacional Competing in the Sky and on the Ground (Competindo na Nuvem e no Solo), que debateu as transformações na produção de veículos, reuniu 90 participantes, a maioria profissionais e pesquisadores do setor automotivo. O evento teve a apresentação do Prof. Dr. Takahiro Fujimoto, da Universidade de Tóquio, reconhecido pesquisador da indústria automotiva mundial e autor dos best-sellers Product Development Performance e The Evolution of a Manufacturing System at Toyota.

O Simpósio foi uma iniciativa do Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Poli-USP, em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC). Na abertura, o coordenador do CEA, Prof. Dr. Paulo Kaminski, agradeceu o interesse dos presentes sobre a proposta do Simpósio de discutir as tendências de transformação da indústria automotiva mundial e seus desafios tecnológicos para produzir o veículo conectado, elétrico / híbrido e autônomo.

Prof. Paulo Kaminski falou sobre as eras tecnológicas, com ciclos de mudanças cada vez menores, destacando que a geração atual ainda assistirá a mudanças radicais no seu modo de vida. “A revolução que podemos ver agora é a automação e sistemas integrados com uma enorme quantidade de dados (estes também com algoritmos para analisá-los e usá-los novamente) interagindo, o que gera conhecimento e cria inteligência artificial”, disse. Ele destacou as capacidades da Internet das Coisas (monitoramento, controle, otimização e autonomia) e a importância da gestão do conhecimento e business intelligence para lidar com grande volume de dados (Big Data).

Na sequência, o Prof. Dr. Takahiro Fujimoto apresentou a palestra Competing in the Sky and on the Ground – Logic Behind Industrie 4.0, IoT and Connected Car e respondeu às várias perguntas da plateia. O Prof. Dr. Ugo Ibusuki, da UFABC, e o Prof. Dr. Marcelo Alves, do CEA, foram o moderador e o debatedor, respectivamente.

 

 

Prof. Takahiro Fujimoto

A plateia participou, com muitas perguntas

 

 

 

 

 

 

 

Prof. Marcelo Alves ressaltou os desafios da indústria no Brasil

Professores Paulo Kaminski, Marcelo Alves, Osamu Tsukada, Takahiro Fujimoto, Ugo Ibusuki e Getúlio Akabane

 

 

 

 

 


Notice: Undefined index: single-banner-category in /home/automotiva/public_html/wp-content/themes/newsstand/single.php on line 111