Docentes

  1. Adherbal Caminada Netto. Engenheiro Naval e Doutor (2006) em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da USP – EPUSP. Possui longa experiência profissional no Brasil e no exterior, em organizações industriais e em serviços de consultoria na área da qualidade. Atualmente, é professor do Departamento de Engenharia Mecânica da EPUSP e consultor de empresas.

  2. Alberto Hernandez Neto. Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1993), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1998) e livre docência em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente, é professor associado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo no Departamento de Engenharia Mecânica. Atua na área de climatização e refrigeração com ênfase em eficiência energética, modelagem e simulação de sistemas de refrigeração e ar condicionado. Membro da ABCM (Associação Brasileira das Ciências Mecânicas) e da ANPRAC (Associação Nacional de Profissionais de Refrigeração, Ar Condicionado e Ventilação).

  3. Alexandre A. Guimarães – Engenheiro Elétrico formado pela PUC de São Paulo, com mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP e MBA em Gestão do Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela FIA. Trabalha na General Motors desde 1993, onde já desempenhou inúmeras funções, como: Engenheiro de Produto, Engenheiro Residente na Alemanha, Gerente de Engenharia Elétrica, Assessor Técnico do Vice-presidente de Engenharia, Gerente Sênior de Operações de Engenharia e, neste momento, atua como Diretor de Engenharia Elétrica e Eletrônica da GM América do Sul. Atua também como Diretor de Ambiente Sustentável no Instituto General Motors (IGM), é Chairman do Simpósio de Veículos Elétricos e Híbridos da SAE Brasil e Membro do Comitê Técnico do Congresso SAE Brasil. Durante muitos anos dedicou parte do seu tempo à elaboração e publicação de artigos técnicos sobre os temas “eletrônica embarcada” e “gestão do conhecimento”, totalizando até o momento 46 artigos publicados em revistas e congressos. É também o autor do livro “Eletrônica Embarcada Automotiva”, primeira publicação sobre o tema na língua portuguesa. Website:www.alexag.com.br

  4. Arlindo Tribess. Engenheiro Mecânico (1981) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutor em Engenharia Mecânica (1995) pela Escola Politécnica da USP. Atua na área de Engenharia Mecânica, especialidade refrigeração, ar condicionado e conforto térmico, com ênfase em controle ambiental, principalmente nos seguintes temas: conforto térmico e qualidade do ar em ambientes climatizados de edificações e veículos automotivos. Atualmente é Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da EPUSP.

  5. Dalicio Guiguer Filho. Engenheiro-Chefe e Diretor Geral de Global Product Programs da General Motors para a América do Sul. Formado em Engenharia Elétrica (FEI/1995), pós-graduado em Administração (USP/1999), e Mestre em Engenharia Automotiva (USP/2005), atua desde 1998 na General Motors, onde desenvolveu sua carreira em áreas relacionadas ao Projeto e Desenvolvimento do Produto, exercendo diversas funções técnicas e de liderança. Expatriado para a GM Europa (2004-2007) e GM Japão (2015-2016) atuou no planejamento, desenvolvimento, e implementação de projetos globais, liderando equipes multiculturais e multifuncionais. Em paralelo às atividades na indústria, é colaborador e professor do Centro de Engenharia Automotiva (CEA) e do Programa de Educação Continuada (PECE), ambos da Escola Politécnica da USP. LinkedIn:https://br.linkedin.com/in/dalicio

  6. Fabio Hildebrand Russo. Engenheiro mecânico (1996) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre (1999) em Engenharia Mecânica também pela Unicamp. Atualmente, é engenheiro mecânico da Volkswagen do Brasil. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Projetos de Máquinas.

  7. Felipe Pereira Marchesin. Possui graduação em Engenharia de Produção e é mestre em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Atualmente, é consultor em engenharia automotiva e estudante de doutorado na área de dinâmica de veículos de competição. Tem experiência na área de Engenharia Automotiva, Dinâmica Veicular e Engenharia de Competição Automobilística.

  8. Fernando Antonio Bartuccio. Economista e Mestre (2002) em Engenharia Automotiva pela EPUSP. Tem uma grande experiência profissional em atividades de gestão industrial e gestão da engenharia na grande área mecânica, com especial ênfase nos últimos 20 anos na engenharia automotiva. Atualmente ocupa o cargo de Gerente de Engenharia de Produtos da GM-Brasil.

  9. Gilberto Francisco Martha de Souza. Engenheiro Naval (1985) e Doutor em Engenharia Mecânica (1994) pela EPUSP, com pós-doutorado na Universidade de Maryland. Tem grande experiência na grande área mecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: confiabilidade, fadiga, manutenção e fabricação. Atualmente é Professor do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da EPUSP e consultor de empresas.

  10. Giuliano Scarpelli Quiqueto. Engenheiro de Produção Eletricista (1998) pela FEI e Doutor em Acústica e Vibrações (2003) pela Universidade de Ferrara, Itália. (2003). Possui pós-doutoramento em acústica e vibrações pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2008 – 2010). Tem atuado nos ramos de áudio profissional e acústica, em projetos de pesquisa europeus e brasileiros nos âmbitos de análise digital de sinais, acústica ambiental, ruído e vibrações e conforto aeronáutico vibroacústico.

  11. Guilherme Canuto da Silva. É graduado em engenharia mecânica (2003). Possui mestrado (2008), doutorado (2013) e pós-doutorado (2015) em engenharia mecânica pela Escola Politécnica da USP (EPUSP). Desenvolveu parte de suas pesquisas de doutorado na Technische Universität Darmstadt na Alemanha, como bolsista do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD). Tem dez anos de experiência profissional em projeto de dispositivos e de sistemas de manufatura automotiva, tendo atuado como engenheiro em diferentes unidades da Volkswagen do Brasil e também na Volkswagen Argentina. Atuou ainda como gestor de unidade no departamento de armação de carrocerias da mesma empresa, onde foi responsável pelas operações de manufatura dos principais modelos produzidos pela VW no Brasil. Desde 2015 é Professor Adjunto na Universidade Federal do ABC (UFABC), junto ao Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS). Seus temas de interesse são: projeto do produto, projeto da manufatura, sistemas CAD/CAE e Industrie 4.0. (http://www.guilhermecanuto.com.br/)

  12. Hugo Paulo Ehrentreich. Graduado (1974) em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP e Mestre (2009) em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Álvares Penteado – FECAP. Atuou durante 34 anos em empresa multinacional do setor automotivo, ocupando inclusive o cargo de Diretor Financeiro do Grupo Schaeffler no Brasil. Atualmente é Professor do Centro de Educação Continuada da FECAP e consultor de empresas.

  13. Ilíada Silva Alves de Castro. Licenciatura em Educação Artística (1981) e Doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Tem uma vasta experiência na docência dentro do tema comunicação e negociação. É professora do Curso de Especialização em Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços oferecido pelo PECE/EPUSP há mais de dez anos, sendo sempre muito bem avaliada pelos alunos. Também tem participado de várias iniciativas de projetos da USP como o Projeto Atualtec.

  14. José Nicolau Pompeo. Doutor (2003) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP). É professor da PUC-SP e coordenador do Mestrado em Economia da Mundialização e Desenvolvimento, convênio da PUC-SP e Universidade Paris 1 Panthéon – Sorbonne. Publicou três livros, entre os quais “Matemática Financeira”, utilizado por várias instituições de ensino do Brasil.

  15. Leandro Vieira da Silva Macedo. Engenheiro Mecânico (1985) pela Universidade Federal do Rio Grande e Mestre em Engenharia Mecânica (1991) pela EPUSP. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia automotiva, desenvolvimento de veículos por simulações virtuais – CAE, cálculo estrutural, desenvolvimento de carroceria e chassi de veículos de passeio, método dos elementos finitos, dinâmica veicular, plasticidade e segurança veicular. Atualmente é gestor de unidade – Volkswagen do Brasil Ltda. e Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da EPUSP.

  16. Marcelo Augusto Leal Alves. Engenheiro Mecânico (1993) e Doutor Engenharia Mecânica (2002) pela EPUSP. Tem grande experiência no projeto de máquinas e equipamentos com especial ênfase em sistemas automotivos. Tem sido constantemente requisitado pela mídia impressa e falada para esclarecer à sociedade questões importantes do setor automotivo.Executor do programa PACE (Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education) na EPUSP. Atualmente é professor do Departamento de Engenharia Mecânica da EPUSP e consultor.

  17. Marcelo Colpas da Silva. Engenheiro mecânico (1995) pela Escola de Engenharia de São Carlos – USP, com Mestrado em Engenharia Mecânica (2007) pela Escola Politécnica da USP. Possui grande experiência na área de Engenharia Automotiva. Atualmente, é engenheiro de Processos da Volkswagen do Brasil.

  18. Marcelo Massarani. Engenheiro Mecânico (1987) e Doutor em Engenharia Mecânica (1998) pela EPUSP. Tem grande experiência no projeto e simulação de sistemas mecânicos, com especial ênfase nas aplicações automotivas. Também tem atuado de forma intensiva no ensino e consultoria da engenharia e análise do valor. Atualmente, é professor da EPUSP e consultor de empresas.

  19. Mauricio Assumpção Trielli. Engenheiro Mecânico (1980) e Doutor em Engenharia Mecânica (1997). Desde o início de sua carreira profissional vem trabalhando na pesquisa e desenvolvimento de combustíveis para motores de combustão interna, com ênfase em desempenho e emissões, tendo participado ativamente como executor técnico e como coordenador de projetos e programas tais como o PROALCOOL e o de Produção e Uso de Biodiesel. Atualmente é professor do Departamento de Engenharia Mecânica da EPUSP, professor titular da Universidade Braz Cubas, professor adjunto do Centro Universitário da Fundação de Educação Inaciana e professor convidado do Instituto Mauá de Tecnologia.

  20. Paulo Carlos Kaminski. Engenheiro Naval (1986) e Doutor (1992) em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da USP e Administrador de Empresas (1990) pela FEA-USP. Tem experiência em pesquisa e ensino na grande área da mecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de produto, metodologia do projeto, educação continuada e internacionalização da engenharia. De 2008 a 2014 exerceu a função de Representante Científico da Confiança (Vertraeunswissenschaftler) da Fundação Alexander von Humboldt no Brasil, e de 2009 a 2014 foi pesquisador visitante convidado do Instituto de Pesquisas da Indústria de Autopeças do Japão (Universidade de Waseda). Na Poli-USP, é professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica; presidente da Comissão de Cultura e Extensão; coordenador acadêmico do Programa de Educação Continuada (PECE); coordenador do Centro de Engenharia Automotiva (CEA) e do Centro de Automação e Tecnologia do Projeto (CAETEC); coordenador do curso de Especialização em Engenharia Automotiva e do curso de Especialização em Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços (MBA/USP). É colaborador internacional do CIRST (Centre interuniversitaire de recherche sur la science et la technologie) de Quebec, Canadá.  (http://sites.poli.usp.br/p/paulo.kaminski)

  21. Ricardo Rodrigues Buonanni. Jornalista (1979) pela Universidade de São Paulo e Administrador de Empresas (1990) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Realizou curso de especialização em Recursos Humanos (FGV, 1991). Tem atuado profissionalmente nestes últimos como consultor em treinamento e desenvolvimento organizacional e pessoal.

  22. Ronaldo de Breyne Salvagni. Engenheiro Naval (1975) e Doutor (1981) em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da USP. Tem experiência nas áreas de Engenharia Mecânica e Naval, com ênfase em projeto integrado, análise estrutural, elementos finitos, reciclagem e dinâmica de veículos. Foi o mentor e coordenador do Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da Poli-USP, lançado no ano de 2000 como o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu em engenharia automotiva do Brasil. Em 2003, fundou o Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Poli-USP e foi seu coordenador de 2003 a 2016 – atualmente, é conselheiro do CEA. É membro do Conselho Diretor da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva e Professor Titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli-USP.