POLI/USP é premiada, nos Estados Unidos, por projeto automotivo

Programa da GM Mundial incentiva o conceito de engenharia globalizada: reúne 150 alunos, de 13 universidades, de 7 países, e realiza projeto inusitado de veículo fora de estrada.

O Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP foi premiado, no dia 28 de julho, em Utah, nos Estados Unidos, pela sua participação no Global Vehicle Development Project, uma iniciativa do Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education  (PACE), programa mantido pela GM Mundial e parceiros.

O Programa PACE, criado há 7 anos pela General Motors e as empresas Sun Microsystems, EDS e UGS, instala laboratórios de CAD, CAE e CAM em importantes universidades, pelo mundo. Até 2007, mais de US$4 bilhões foram investidos em universidades dos Estados Unidos, Canadá, Suécia, Alemanha, China, México, Coréia do Sul e Austrália, além da Poli/USP, no Brasil. Muito mais que montar laboratórios, o Programa mantém e incentiva projetos dentro das universidades, entre as universidades e com interfaces com a indústria.

Dentre as 36 universidades que participam do PACE, a POLI/USP está entre as 13 que assumiram o desafio de participar do desenvolvimento, colaborativo, de um veículo esportivo. Assim, cerca de 150 alunos de universidades da Austrália, Coréia do Sul, México, Suécia, Canadá e Estados Unidos desenvolveram um veículo, de forma virtual, usando programas de computador e ferramentas de comunicação disponíveis nos laboratórios PACE. A POLI conta com 4 laboratórios montados com estações de trabalho e softwares doados pelo Programa.

Caio Vinícius Cavalcante Dimov e Fernando Pontes Araújo são alunos de graduação em Engenharia Mecânica da Escola Politécnica. Logo que os laboratórios PACE foram inaugurados, em agosto de 2005, eles se engajaram no projeto. “Esse tipo de treinamento nos permite sair da faculdade com conhecimentos que podem ser aplicados na indústria de maneira imediata. Além disso, a experiência internacional é muito importante, pois em um mesmo projeto conversamos com alunos da Austrália, Suécia, Estados Unidos e isso é um reflexo do mundo globalizado que atinge também a engenharia”, confirma Caio Dimov, um dos alunos que viajaram para Utah com o apoio da GM Brasil.

Dentro desse espírito de colaboração internacional, os dois alunos da Poli também contaram com um novo colega de equipe, Felix Minthe, que está na POLI vindo da universidade RWTH Aachen, da Alemanha, em intercâmbio. “A participação e o engajamento do Felix foi importante para o projeto, dada a sua experiência”, confirmam os estudantes. Felix está na POLI desenvolvendo seu trabalho de conclusão de curso, tendo como base o projeto proposto pelo PACE. “Essa atividade permite não só o intercâmbio com outras escolas, como também inicia os alunos na interface com as equipes de engenharia de uma grande montadora, no caso, a GM”, acrescenta o Prof. Dr, Marcelo Alves, do Departamento de Engenharia Mecânica. “A Poli, em menos de um ano de participação no PACE, fez parte desse projeto inédito”, explica Alves. “E o prêmio foi um reconhecimento pelo trabalho realizado.”

O PACE para a POLI

O objetivo do programa PACE no Brasil é colaborar no desenvolvimento do setor automotivo brasileiro com a formação de mão-de-obra mais qualificada e atualizada com as necessidades do mercado, através do ensino de Computer Aided Design (CAD), Computer Aided Manufacturing (CAM) e Computer Aided Engineering (CAE), sistemas digitais utilizados para conceber, projetar e manufaturar produtos. “O Brasil está se tornando um centro mundial de concepção e projeto de veículos, abrindo novas oportunidades de carreira para os engenheiros brasileiros. E a POLI está participando disso, interagindo com o setor automotivo nacional, modernizando seus cursos e ampliando as oportunidades para seus alunos de graduação e pós-graduação”, esclarece o Prof. Dr. Ronaldo Salvagni, coordenador do Centro de Engenharia Automotiva da POLI/USP.

“A doação complementar de mais 55 estações de trabalho para instalação de dois novos laboratórios na Escola Politécnica de Engenharia, dentro do programa PACE,  – afirmou o presidente da GM, Ray G. Young –  está em linha com a permanente preocupação da General Motors do Brasil em ajudar na formação de novos profissionais de engenharia. O setor automobilístico brasileiro está crescendo e com isso vem também crescendo a demanda por novos engenheiros.”

Os alunos premiados assim como o prof. Dr. Marcelo Alves estão à disposição para esclarecer aspectos do projeto premiado. Fotos dos laboratórios estão disponíveis.

Assessoria de Comunicação
POLI/USP – Dep. Engª Mecânica – Claudia Madeira
tel.: (11) 3091-5355 e 9264-7185

claudia@pontocomm.com.br


Notice: Undefined index: single-banner-category in /home/automotiva/public_html/wp-content/themes/newsstand/single.php on line 111