Poli-USP recebe equipe internacional da Scania e professor de universidade sueca

O professor Henrik Alfredsson, do Royal Institute of Technology (KTH), de Estocolmo, Suécia, e o Dr. Björn Lindgren, da Scania Suécia, além de colaboradores da filial brasileira da montadora, visitaram o Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, durante três dias, 10, 11 e 13 de março. A visita é decorrente do convênio de cooperação tecnológica que a Poli-USP mantém com a Scania desde maio de 2013, por meio da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE).

Eles participaram de reuniões e visitaram dois laboratórios do Departamento, o Laboratório de Engenharia Térmica e Ambiental (LETE) e o Núcleo de Dinâmica de Fluidos (NDF). O grupo debateu os resultados do Projeto de Desenvolvimento de Metodologia de Avaliação de Padrões de Escoamento (swirl) em cabeçotes de motores a diesel, que está sendo desenvolvido no Brasil. A troca de experiências também foi promovida pela série de apresentações de trabalhos conduzidos pelo Competence Center for Gas Exchange do KTH.

Os colaboradores da Scania Brasil que cursam o Mestrado Profissional de Engenharia Automotiva, ministrado pelo CEA da Poli-USP, também assistiram às apresentações e participaram das discussões com os professores das duas universidades.

Ao final das reuniões, foi apresentado o status da construção do laboratório de pesquisas Poli-USP/Scania no Parque Tecnológico de Sorocaba, no interior de São Paulo, que será inaugurado no dia 10 de abril deste ano. No laboratório, serão construídos equipamentos e realizados ensaios e testes em cabeçotes de motores a diesel.

 

 


Notice: Undefined index: single-banner-category in /home/automotiva/public_html/wp-content/themes/newsstand/single.php on line 111