Poli inaugura mais dois exclusivos laboratórios PACE de CAD, CAM e CAE

Clique para ver as fotos

A POLI inaugurou, no dia 3 de agosto, dois novos laboratórios de CAD, CAE e CAM, montados a partir do Programa Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education (PACE), com o apoio da Família Villela (responsável pela doação de recursos para reforma e mobiliário dos laboratórios).

Em 2005 a Escola Politécnica – primeira instituição da América do Sul a ser convidada a integrar o PACE – inaugurou seus primeiros laboratórios e, agora, em 2006, reafirma-se como difusora dessas novas tecnologias e aumenta para quatro o número de laboratórios equipados com hardware e software provenientes da aliança entre as empresas General Motors, EDS, Sun Microsystems e UGS, que já investiu cerca de US$ 4 bilhões em 36 universidades, de 9 países, nos últimos sete anos. O Programa prevê a cessão e a instalação de softwares e a doação e manutenção de estações de trabalho que serão utilizadas na formação de todos os alunos de graduação (são 750 novos alunos a cada ano, cerca de 4 mil ao longo dos 5 anos de formação), como também no desenvolvimento de pesquisas e em projetos de mestrado e doutorado (são mais de 4 mil alunos de pós-graduação stricto sensu). Para viabilizar o projeto o Programa PACE conta com um time de força-tarefa que reúne as empresas Altair Engineering, Msc Software Corporation, Engineering Simulation and Scientific Software (ESSS) e Hewlett-Packard.

O diretor da POLI/USP, Prof. Dr. Ivan Gilberto Sandoval Falleiros, lembra que a Universidade de São Paulo, da qual a Escola Politécnica é parte, prepara cerca de 30% dos doutores no Brasil. A formação dos alunos de graduação, porém, representa o retorno mais imediato à sociedade. “O Programa PACE é um apoio importante para o preparo dos alunos.”

A doação complementar de mais 55 estações de trabalho para instalação de dois novos laboratórios na Escola Politécnica de Engenharia, dentro do programa PACE, – afirmou o presidente da GM, Ray G. Young – está em linha com a permanente preocupação da General Motors do Brasil em ajudar na formação de novos profissionais de engenharia. O setor automobilístico brasileiro está crescendo e com isso vem também crescendo a demanda por novos engenheiros.”

Com a recente decisão de integrar a engenharia global da GM mundial, assumindo a tarefa de desenvolver no Centro Tecnológico de São Caetano do Sul a arquitetura de picapes médias, a GM do Brasil está em busca de novos e talentosos engenheiros. Por esta razão, os dois novos laboratórios da Poli, somados aos dois primeiros inaugurados em agosto de 2005, vão proporcionar aos alunos de engenharia conhecimentos multidisciplinares na área do design, desenvolvimento de produto e manufatura, além de assegurar o acesso aos sofisticados softwares utilizados, inclusive pela General Motors, na concepção, no desenvolvimento e na validação de novos veículos. “Estamos muito satisfeitos em contribuir para a consolidação do programa PACE na POLI, pois tanto a GM como outras empresas do setor automobilístico terão muito a ganhar com as ferramentas e softwares de última geração tecnológica que estão sendo postas à disposição dos alunos de engenharia” – finalizou Ray G. Young.

“Pela segunda vez comemoramos com o corpo docente da Poli/USP a inauguração dos laboratórios. Percebo a importância de nossas soluções nos resultados dos alunos que já têm acesso às ferramentas. Elas são flexíveis em relação à complexidade de cada projeto experimental e é isso que buscamos em todas as parcerias que a UGS estabelece com instituições de ensino”, destaca Roberto Trinconi, presidente da UGS para América Latina.

Somos parceiros da GM no programa PACE em ações em todo o mundo. Acreditamos que iniciativas, como essa, são essenciais para o desenvolvimento da nação. Além disso, compartilhar conhecimento é algo que faz parte da essência de nossa companhia”, declarou Cleber Morais, presidente da Sun Microsystems no Brasil. A Sun se compromete a oferecer todo o serviço de manutenção de seus equipamentos instalados nos Laboratórios PACE na POLI/USP, ao longo dos próximos 12 meses.

A EDS apóia o PACE, que é uma iniciativa da GM, porque o projeto segue nossa linha de atuação de colaborar com iniciativas em educação e treinamento”, afirma Chu Tung, presidente da EDS Brasil. “Para o País, é um avanço no setor educacional por oferecer recursos nem sempre disponíveis aos estudantes. Além disso, como o projeto é global, existe um intercâmbio entre as universidades que enriquece, cria sinergia e certamente vai ajudá-los mais tarde no mercado de trabalho”, considera.

O PACE para a POLI

O objetivo do programa PACE no Brasil é colaborar no desenvolvimento do setor automotivo brasileiro com a formação de mão-de-obra mais qualificada e atualizada com as necessidades do mercado, através do ensino de Computer Aided Design (CAD), Computer Aided Manufacturing (CAM) e Computer Aided Engineering (CAE), sistemas digitais utilizados para conceber, projetar e manufaturar produtos. “O Brasil está se tornando um centro mundial de concepção e projeto de veículos, abrindo novas oportunidades de carreira para os engenheiros brasileiros. E a POLI está participando disso, interagindo com o setor automotivo nacional, modernizando seus cursos e ampliando as oportunidades para seus alunos de graduação e pós-graduação”, esclarece o Prof. Dr. Ronaldo Salvagni, coordenador do Centro de Engenharia Automotiva da POLI/USP.

“Os alunos de 1º ano de Engenharia já estão usufruindo dos laboratórios PACE. Desde 2005, na disciplina de desenho técnico, cerca de 800 alunos por aluno já se utilizam das novas ferramentas de CAD. As estações de trabalho da Sun Microsystems e os softwares da UGS permitiram incluir novas tecnologias no currículo da Escola, como o Modelamento Paramétrico”, comenta o Prof. Dr. Eduardo Toledo, do Departamento de Engenharia Construção Civil. “Apesar de estarmos utilizando as ferramentas do Programa PACE há dois semestres apenas, já foi possível aprender conceitos básicos de modelagem 3D e agora, junto a engenheiros da General Motors, estamos trabalhando com a linguagem GRIP, o que nos permite criar macros que tornam o uso do software NX3 mais interativo, facilitando a criação de modelos 3D”, acrescenta Rafael Menezes, estudante.

O Programa PACE na POLI/USP também abrange a criação de projetos internacionais. “No momento, os alunos estão trabalhando em conjunto a mais 20 universidades distribuídas ao redor do mundo, com o desafio de desenvolver um veículo fora-de-estrada. Essa atividade permite não só o intercâmbio com outras escolas, como também inicia os alunos na interface com as equipes de engenharia de uma grande montadora, no caso, a GM”, complementa o Prof. Dr, Marcelo Alves, do Departamento de Engenharia Mecânica. “Esse tipo de treinamento nos permite sair da faculdade com conhecimentos que podem ser aplicados na indústria de maneira imediata. Além disso, a experiência internacional é muito importante, pois em um mesmo projeto conversamos com alunos da Austrália, Suécia, Estados Unidos e isso é um reflexo do mundo globalizado que atinge também a engenharia”, confirma Caio Vinicius Cavalcante Dimov, estudante.


Notice: Undefined index: single-banner-category in /home/automotiva/public_html/wp-content/themes/newsstand/single.php on line 111