Pesquisa: Nova metodologia aumenta confiabilidade de veículos globais

O método, desenvolvido para tese de Mestrado da Poli/USP, está sendo aplicado em plataformas da General Motors.

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O Mestre em Engenharia Automotiva, Joel Soares Anjos, faz parte da seleção de profissionais que ajudam a alavancar a Engenharia brasileira a uma posição de destaque no cenário global.

É cada vez mais comum o veículo ser desenvolvido em um país, mas produzido e comercializado em outros países e continentes. As diferenças de altitude, clima, topografia, percepção dos clientes, de um mercado para o outro, podem influenciar a confiabilidade dos produtos globais. Confiabilidade é a probabilidade de o veículo ou o componente automotivo operar sem falhas sob certa condição e por um determinado período de tempo. Se as condições de uso forem consideradas na fase de desenvolvimento do veículo, as montadoras podem evitar falhas excessivas ou específicas, durante toda a vida útil do produto.

Para facilitar o conhecimento das condições de aplicação do veículo, o engenheiro Joel Soares dos Anjos, da área de Qualidade de Novos Programas da General Motors do Brasil, criou uma metodologia para descrever o comportamento de um veículo exportado e predizer as falhas que podem ocorrer no campo. “Esses dados de confiabilidade devem orientar projetos futuros, para que sejam desenvolvidos veículos que atendam ao mercado global ou, no mínimo, os requisitos de cada país importador”, explica, ressaltando: “É uma ferramenta confiável e de baixo investimento, que assegura a tomada de decisões estratégicas sobre o desenvolvimento de novos produtos. Seu principal benefício é a melhoria da qualidade”. Em 2008, a GM iniciou a implantação da nova metodologia em diversas plataformas, para veículos em produção e em desenvolvimento.

Joel dos Anjos criou e testou a metodologia durante o curso de Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), o qual finalizou em 2007. Ele escreveu e defendeu a tese Comparativo de Confiabilidade de uma Plataforma Sub-Compacta no Mercado Latino Americano e Africano, sob a orientação do Prof. Dr. Gilberto F. Martha de Souza. Recentemente, Joel dos Anjos aplicou a metodologia para comparar a confiabilidade da suspensão de um veículo compacto no Brasil e na Argentina. O resultado foi apresentado no 5º Colloquium Internacional SAE Brasil de Suspensões e Implementos Rodoviários & Mostra de Engenharia, que aconteceu de 14 a 16 de maio, na cidade de Caxias do Sul (RS).

Metodologia

A nova metodologia utiliza dados de falhas de campo ocorridas durante o período de garantia – “a garantia oferece dados reais, coletados pelas concessionárias autorizadas, ou seja, é o melhor período para verificar o desempenho de um veículo”, garante o autor, Joel dos Anjos. De posse da estimativa de confiabilidade para o veículo e seus respectivos subsistemas em cada país participante do estudo, é feita a análise de detecção de diferenças entre confiabilidades, atestando as razões pelas quais o veículo pode apresentar desempenhos diferentes. “Esse estudo permite, às montadoras, detectar qual subsistema merece mais atenção, fazer ajustes que prolongam a vida dos componentes, enfim não causar descontentamento ao cliente. Como também aproveitar as conclusões em projetos futuros”, diz o engenheiro, para quem todos os requisitos do país onde o veículo será utilizado devem ser considerados no desenvolvimento do produto. Ele recomenda realizar a validação do projeto no país onde o veículo foi desenvolvido, como também no país de destino. “Além disso, a montadora deve ficar atenta para a avaliação dos clientes, principalmente dos aspectos considerados críticos e específicos de cada mercado consumidor, como, por exemplo, o ruído de freios.

O Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da Poli/USP visa, entre outros objetivos, formar profissionais competentes e empreendedores, para alavancar a Engenharia brasileira a uma posição de destaque no cenário global. “Esse curso é realmente um diferencial na minha vida profissional. Fiquei muito feliz pela implantação da metodologia, que criei durante o Mestrado, nas plataformas que a GM possui em diversos países”, finaliza Joel dos Anjos.


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